Livros
Atividades em áreas naturais
Publicado pelo Instituto Ecofuturo, o livro digital Atividades em áreas naturais é de autoria da ambientalista Rita Mendonça e oferece aos educadores diversas sugestões de atividades realizadas com os alunos fora das salas de aula. “Levá-los para aprendizagens ao ar livre é resgatar os aspectos essenciais da inteligência humana e colocá-los à disposição da evolução da vida”, ensina Rita.
Por uma arte de contar histórias
“Ah, como é importante na formação de qualquer criança ouvir muitas histórias… Escutar histórias é o início da aprendizagem para ser um leitor, e ser leitor é ter todo um caminho de descobertas e de compreensão do mundo, absolutamente infinito…” Selecionado pela equipe técnica do projeto Paralapracá, este texto integra a obra Literatura infantil, gostosuras e bobices (Scipione, 1991), da escritora Fanny Abramovich, e está publicado no blog Contos da Carochinha — Brincadeiras com Arte. O blog é de Clara Haddad, produtora cultural, escritora e narradora profissional, com atuação no Brasil e em Portugal.
A linguagem oral e as crianças — possibilidades de trabalho na educação infantil
O texto da professora Silvana de Oliveira Augusto, ligada ao Instituto Superior de Ensino Vera Cruz, Instituto Avisa Lá e Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, defende uma maior intencionalidade pedagógica no trabalho com a linguagem oral na educação infantil. De acordo com seus escritos, conversar, narrar, brincar e se comunicar são atividades práticas que podem ser eixos fundamentais da organização do trabalho com linguagem oral na escola.
Coletânea de textos originários de língua oral
Neste texto, o professor Claudemir Belintane, da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP), propõe uma oficina para o trabalho com a oralidade na educação infantil. “O Brasil possui uma rica herança oral. Nossa revolução educacional consiste em revisitá-la, trazê-la para a sala de aula, primeiramente na forma performática (do contar, do brincar presencialmente) e depois nos suportes e portadores contemporâneos: livro, computador, redes, etc.”, defende Belintane.
Organização de espaços
Publicação elaborada pelo Ministério da Educação, em 2013, com a autoria de Maria da Graça Souza Horn. Trata-se de um estudo propositivo sobre a organização dos espaços externos das unidades do Proinfância, em conformidade com as orientações desse programa e as Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil (DCNEIs) com vistas a subsidiar a qualidade no atendimento.
Experiências do cotidiano na Educação Infantil em Joinville
A publicação traz a experiência de instituições de Educação Infantil da Rede Municipal de Joinville (SC) na realização de atividades pedagógicas que transformaram os espaços das instituições em ambientes de múltiplas aprendizagens a partir de um trabalho desenvolvido por meio de uma parceria entre crianças, pais, professores e gestores.
Executados no Centro de Educação Infantil (CEI) do município, os projetos, todos já desenvolvidos e finalizados, se originaram da formação profissional, do compromisso individual e coletivo e da integração das famílias no processo escolar. Com destaque para o fato de terem sido pensados sob a ótica da criança, “cidadã que merece respeito, cuidado e educação de qualidade e que é capaz de fazer parte ativa das decisões escolares com sua forma própria de se expressar”, conforme relatado no prefácio da publicação, elaborada pelo setor de Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação.
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