Livros

O educador como organizador e problematizador

A publicação é a primeira da série Mesa-redonda para a primeira infância, composta por quatro volumes.  O material pode ser usufruído da maneira e ritmo que o leitor preferir,  não necessariamente em ordem sequencial. O autor convida os profissionais da educação a refletir sobre o trabalho realizado, considerando o orgulho que sentem da função que exercem.

O livro apresenta propostas de estudos inspiradas em experiências empíricas e teóricas, baseadas em leituras de outros materiais sobre Educação Infantil para atingir não apenas os profissionais de educação, mas também famílias que têm interesse no desempenho do projeto Mesa-redonda.

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Jardim das Brincadeiras

A publicação Jardim das Brincadeiras – uma estratégia lúdica para a educação ecológica é um guia de autoria do educador ambiental Guilherme Blauth e vem com o intuito de apresentar brincadeiras que aumentem a conexão de crianças e adultos com a natureza. Para o autor, o “mundo vivo” em que estamos requer cuidado e manutenção e é necessário despertar a sensibilidade e estimular o cuidado, a criação e a diversão por meio de brinquedos e brincadeiras cooperativas feitas a partir de elementos naturais.

O livro está dividido em quatro capítulos que mostram brincadeiras com fogo, terra, água e ar, além de dicas para professores e considerações sobre os temas abordados e provocados no decorrer do material.

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A importância da brincadeira – Vigotski

Lev Vigotski é o autor  deste artigo publicado na edição nº 08/2007 da Revista Virtual de Gestão de Iniciativas Sociais. Vigotski é referência nos estudos e conceituações a respeito do desenvolvimento intelectual infantil. Neste texto aborda a forma como as brincadeiras são apresentadas à criança e discute qual  a melhor maneira de conduzir essas atividades. O autor trata, ainda, de temas como a brincadeira sob a ótica da realização dos desejos e dessas práticas dentro da esfera afetiva.

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Critérios para um atendimento em creche que respeite os direitos fundamentais das crianças

A publicação, dividida em duas partes, trata de critérios distintos a respeito das creches.  A primeira enfoca a organização e o funcionamento interno das creches, enquanto a segunda, trata das diretrizes, normas políticas e programas.

Acima de tudo, diz respeito ao atendimento destas instituições, onde milhares de crianças passam a maior parte do dia e de sua infância.

As autoras visam a obtenção de um nível de qualidade que respeite a dignidade e os direitos básicos das crianças, considerando a creche o lugar onde adquirem as primeiras noções educacionais e sociais que carregarão para toda a vida.

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Projetos Pedagógicos na Educação Infantil

Ao fundamentar a metodologia de trabalho de projeto em uma perspectiva socioconstrutiva e sociointeracionsta, as autoras da publicação a seguir apontam para uma perspectiva de pós-modernidade e para uma visão global dos problemas da educação. Nesse contexto, fundamentam o trabalho de projeto em teorias ligadas ao pensamento complexo e às perspectivas interdisciplinares como forma de resolução dos problemas. O livro aponta para um novo papel do professor, como co-criador de saber e de cultura com os seus educandos e traz exemplos de projetos em diferentes fases de desenvolvimento. A publicação traz uma excelente contribuição para a pedagogia da infância no Brasil, além de ser um recurso  para os cursos de formação inicial e projetos de formação continuada de professores de Educação Infantil.

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Política de Educação Infantil no Brasil – Relatório de Avaliação

A publicação traz o resultado da Avaliação das Políticas Públicas para a Primeira Infância no Brasil. Subsidiada em sua metodologia por estudos específicos elaborados por especialistas brasileiros, a avaliação é feita à luz de quatro temáticas sobre as políticas e serviços de educação e cuidado com o público em questão: competências das instâncias governamentais; indicadores de acesso e condições de oferta; qualidade e financiamento. Além do Brasil, participaram da avaliação diversos países, entre eles Indonésia, Cazaquistão e Quênia. O Brasil optou por avaliar a política de educação infantil, por ser bastante complexa. Após mais de dois anos, o MEC torna públicos os resultados do estudo do país, pois estes retratam aspectos históricos e mostram problemas estruturais. Desta forma, o relatório torna-se uma importante referência para a formação e o acompanhamento de políticas de programas de educação infantil, além de ser útil para o conhecimento acadêmico no tema das políticas para a infância.

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