Textos

Desafios corporais para bebês

A atividade busca inserir exercícios físicos regulares à rotina dos pequenos e desenvolver habilidades corporais variadas por meio de diversos materiais como bolas, colchonetes, cordas e escorregador, sempre sob o acompanhamento do educador ou educadora.

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Poemas para cantar

Ampliar o repertório musical de crianças entre 4 e 5 anos, motivá-las e ensiná-las a ouvir e apreciar músicas diversas, ampliar o seu repertório e conhecer alguns poemas ou obras literárias musicadas. A sequência de atividades proposta mostra os caminhos traçados para a composição de uma canção e como algumas delas foram escritas primeiramente como poesia para depois se tornarem canção.

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Construção de uma biblioteca com e para crianças menores de 3 anos

Esta atividade sugere a construção de uma biblioteca para crianças pequenas a partir do envolvimento e participação de diversos atores na comunidade escolar: professores, gestores, crianças e familiares. Além de promover a interação e tornar o contato das crianças com os livros mais agradável e convidativo, a proposta pedagógica cria um espaço de leitura com identidade própria do grupo e incentiva a apropriação e o cuidado com o espaço por todos os atores envolvidos.

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Exploração de texturas e melecas

As atividades propostas pela orientadora pedagógica do Colégio Vera Cruz, em São Paulo, são estruturadas com o intuito de estimular a exploração de diferentes materiais e instrumentos para uso de tintas e produção de “melecas”. A orientadora sugere, ainda, formas para trabalhar com bebês com deficiência física.

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Música também é coisa de criança

Com a finalidade de despertar e desenvolver o imaginário infantil por meio da música, a atividade a seguir traz a produção de sons a partir de objetos sonoros e do próprio corpo, além da construção de instrumentos com materiais alternativos.

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Atividades simultâneas na creche

O site Nova Escola traz a proposta de realização de atividades que dividem as crianças em grupos menores com o objetivo de permitir uma melhor reorganização das tarefas, de forma a torná-las mais atrativas e possibilitar que os professores possam acompanhar e observar melhor o desenvolvimento das crianças.

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