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Depoimentos




Flaivete dos Santos

“O brincante, no caso a criança, leva a sério os momentos de brincadeira, sua simbologia, suas imitações daquilo que o cerca. Nesses momentos, que são de puro deleite, acredito ser necessário um planejamento da nossa parte (educadores), sem, necessariamente, esperar respostas das crianças. A brincadeira estrutura, traz autonomia e, ao mesmo tempo, desenvolvimento global. Uma criança que brinca aprende com liberdade e segurança. A brincadeira é como uma força motriz na Educação Infantil.”

Flaivete dos Santos, coordenadora pedagógica do CMEI Vilma Dutra, Natal (RN) - 31/05/2017

Janete Coelho

Desde minha chegada à creche [2008], sempre estimulei as educadoras no trabalho de artes com as crianças, por acreditar que através da arte podemos expressar as emoções e despertar novas aprendizagens. Com a formação do Paralapracá, usando os livros do Programa, as educadoras passaram a trabalhar com materiais recicláveis, argila, gesso, além da tinta guache e lápis de cor, e a inserir outras técnicas. Isso as favoreceu, principalmente, no processo de ensino aprendizagem, além de estimular a criatividade e atenção das crianças”.

Janete Coelho - Gestora da Creche Comunitária Senhora Santana, Camaçari (BA) - 25/05/2017

Ana Dayse Dórea

“Eu gostaria de parabenizar por todo o trabalho desenvolvido no Paralapracá. A todos que fazem: a nós, à rede constituída, mas, principalmente, esses atores maravilhosos que são os nossos professores, que também estão aqui (no Seminário do Programa Paralaprcá 2017) colocando suas experiências e melhorando, não só a qualidade de Educação, mas a qualidade de vida das nossas crianças.”

Ana Dayse Dórea - Secretária de Educação de Maceió (AL) - 25/05/2017

José Marcelo Farias Lima

“O programa Paralapracá foi importante, desde o primeiro momento, com a nossa ida a Reggio Emilia. Vimos de perto experiências e metodologias belíssimas, voltadas para a Educação Infantil. Hoje, o Paralapracá tem sido muito importante para qualificar o segmento no município, sobretudo, por meio das formações e do acompanhamento dessas formações (…). Nossa equipe se apropriou das ações do Programa com suas metodologias e orientações, e estamos trabalhando no sentido de capacitar as escolas a partir dessas ações e de reforçar os aspectos do Paralapracá para toda a Rede.”

José Marcelo Farias Lima - Secretário de Educação de Maracanaú (CE) - 22/05/2017

Angelina Araújo

“O brincar na Educação Infantil de Maceió tem se dado de uma forma muito tranquila. Muito dessa tranquilidade vem de uma parceria que temos conseguido manter com as instituições na figura dos coordenadores pedagógicos e dos diretores; com as famílias, e de uma grande colaboração e compreensão da nossa secretária, Ana Dayse, que nos deu apoio desde o princípio, para que essa concepção de aprendizagem, que está posta nas Diretrizes Curriculares Nacionais, seja acolhida pelos nossos CMEI (Centro Municipal de Educação Infantil).”

Angelina Araújo - Gerente de Educação Infantil de Maceió (AL) - 22/05/2017

Ana Dayse Resende

“Quando ganhamos o edital do Paralapracá, em 2013, iniciamos o que eu chamo de um novo momento na Educação Infantil de Maceió. A rede não tinha uma política definida para a Educação Infantil e nós adotamos a metodologia do Paralapracá. Eu digo que o Programa foi o pilar no início da nossa gestão. (…) Passamos a tê-lo como guia e os resultados têm sido muito favoráveis. O Programa é reconhecido não só pela equipe técnica da secretaria, mas também por quem está no chão da escola. As coordenadoras pedagógicas têm as melhores referências do Paralapracá, defendem a proposta e estão trabalhando por ela”.

Ana Dayse Resende - Secretária de Educação de Maceió (AL) - 03/04/2017