A criatividade infantil na perspectiva de Lev Vigotski
O artigo faz uma reflexão teórica sobre os processos de criatividade, mais especificamente a criatividade infantil. O texto compila visões de diferentes pesquisadores sobre o tema, priorizando a teoria histórico-cultural de Vigotski. As autoras justificam a necessidade do estudo realizado, não só pela inexistência de uma concepção mais ou menos unificada sobre o que venha a ser a criatividade, mas também pela constatação de uma polarização, na maior parte dos estudos, em duas direções: a concepção inatista e a concepção ambientalista da psicologia.
Outro argumento para tal estudo é dado pelas autoras ao iniciar a abordagem específica sobre a criatividade infantil. Elas relatam que ao buscar na literatura científica, tanto nacional como internacional, dos últimos dez anos sobre o tema, é flagrante a escassez de artigos e livros que tratem de forma específica sobre criatividade infantil. Elas acrescentam que os estudos estão quase sempre ligados “ao brincar; à importância do brinquedo no desenvolvimento da criança; à imaginação e à fantasia ligadas à aquisição da linguagem; e à infância de um modo geral”. A partir daí, o texto foca na teoria de Lev Vigotski sobre a criatividade infantil.