Insumos para o debate: A leitura e a escrita na Educação Infantil – Explicitando a visão embutida no projeto Paralapracá
O presente documento busca delinear o posicionamento do Paralapracá quanto à questão da alfabetização na Educação Infantil, enfatizando aspectos desse posicionamento presentes nos seus materiais pedagógicos. Para contextualizar esse posicionamento, o artigo retoma concepções de ensino e de aprendizagem da língua escrita e discute como o papel da Educação Infantil na formação de crianças leitoras e produtoras de textos tem se colocado historicamente. O processo de escolarização das crianças que frequentam a Educação Infantil tem sido muitas vezes contraditório nesse sentido. Assim, tomamos como mote o que se apresenta no próprio modo de geralmente se colocar a questão: deve-se alfabetizar na Educação Infantil? Mas o que seria alfabetizar na Educação Infantil quando colocamos essa questão? Algumas concepções precisam ser discutidas para se responder, esmiuçar e desconstruir a questão.
Autora: Liane Castro de Araujo