Os saberes dos bebês
O artigo “Primeiríssima Infância”, publicado na edição 9 de abril de 2014, na revista Educação Infantil aborda o resultado de pesquisas feitas com e para bebês na faixa etária de 0 a 18 meses e seu comportamento em um ambiente especialmente desenvolvido para o aprimoramento de suas habilidades e convívio. O material configura-se como um auxílio aos profissionais da Educação Infantil interessados nos mais variados aspectos desta fase da criança, ressalta a importância das canções entoadas, dos jogos dirigidos e do brincar como estímulo para o crescimento corporal, cerebral e motor. Discorre sobre a empatia, inteligência e grande capacidade de aprendizagem percebida nos bebês.
Aborda, ainda, a função exercida pelo professor/cuidador da primeiríssima infância. Mostra que, ao contrário do que muitos pensam, suas responsabilidades não se restringem apenas a ensinar brincadeiras, mas também a estimular o desenvolvimento dos bebês, garantir sua interação social, bem como lhes proporcionar as primeiras noções afetivas e fisiológicas e transmitir valores de estabilidade e respeito.
A revista Educação Infantil é uma publicação que aborda questões relacionadas a quatro eixos temáticos: conteúdos formativos, práticas pedagógicas, articulação pedagógica e suporte de gestão.