Registrar para refletir e melhorar
As ações de formação do programa Paralapracá fomentam o trabalho coletivo e a troca de experiências entre as escolas e as instituições participantes. Desta maneira, o programa, ao mesmo tempo, produz e dissemina conhecimentos sobre teorias e práticas pedagógicas, valorizando a diversidade dos saberes locais e a cultura da infância.
Em nossa busca por qualificar a educação infantil, investimos na formação de formadores e tomamos a prática pedagógica como objeto de análise, realizando um diálogo permanente entre teoria e prática.
Esta seção se destina a compartilhar registros autorais – e, portanto, reproduzidos com fidelidade –, assinados por coordenadores pedagógicos, professores e outros profissionais das redes municipais de ensino participantes do programa. Em seu processo de formação continuada, eles são convidados a relatar suas práticas à luz dos eixos formativos do programa. É o que chamamos de Assim se Faz.
A prática do registro se apresenta como um desafio para os profissionais da educação infantil. Por isto, é possível que se identifiquem distâncias entre o dito e o vivido, o teorizado e o feito, o desejado e o realizado. O programa Paralapracá assume que essas distâncias são inerentes ao processo de formação e as considera provocativas na busca de práticas pedagógicas mais coerentes, conscientes e possíveis.