Home | Assim se faz | Experiências Pedagógicas | Assim se Faz Música

Assim se Faz Música

Há um lugar garantido para os aspectos lúdicos e culturais da música no programa Paralapracá. O jogo entre o silêncio, o som e o prazer de fazer música promove um passeio pelo universo da experimentação sonora, que é relatado por profissionais em registros sobre reflexões e práticas.




As multipossibilidades da arte na Educação Infantil através da música

17/10/2016 - Ana Cristina Ferreira

A professora Ana Cristina Ferreira, do EMEIEF Francisco Oscar Rodrigues, em Maracanaú (CE), elaborou um registro contando sobre uma experiência de inserção de instrumentos musicais com crianças da Educação Infantil, a fim de enriquecer as práticas do eixo Assim se Faz Música. Ela dá destaque ao impacto observado nas crianças, suas identificações com instrumentos específicos, sons, ritmos e timbres.

Ana Cristina ressalta o quão gratificante é introduzir a música com crianças de qualquer idade, mas enfatiza a iniciativa dentro da proposta do Paralapracá, na Educação Infantil, como “uma experiência ímpar, cheia de surpresas e descobertas, onde tanto o professor quanto o aluno vislumbram novos horizontes na perspectiva de ampliação do repertório”, diz.

Acesse o conteúdo

Aprendizagem no ritmo do forró de Zé Barros

28/07/2016 - Evely Barros Paz de Lima, Ariadna de Carvalho Barbosa, Maria das Graças Dantas Bezerra e Kelle Cristine Mendonça dos Santos

As crianças do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Irmã Dulce, em Natal (RN), vivenciaram uma experiência intensa e repleta de aprendizado e atividades realizadas sob a inspiração da “Paisagem Festiva”, proposta na publicação Estação Paralapracá, que integra a “Coleção Paralapracá”. A partir de pesquisas sobre ritmos característicos do período junino: o forró, o xaxado e o baião, elas não apenas conheceram mais a fundo a festa, mas estiveram presencialmente com um dos ícones do objeto de estudo: o forrozeiro Zé Barros.

Uma grupo, integrante da equipe pedagógica da instituição, registrou, com detalhes e encantamento, o desenvolvimento do trabalho de valorização da cultura local, que culminou em exposições e apresentações das crianças.

Acesse o conteúdo

Banho dos bebês na cachoeirinha de Pitangui (RN)

07/06/2016 - Rita Bezerra

Pais, mães, professores e bebês dos Berçários I e II do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Padre Sabino Gentille, da Rede Municipal de Educação de Natal (RN) tiveram, uma experiência inusitada e repleta de estímulos, em contato direto com a natureza. A coordenadora pedagógica da instituição, Rita Bezerra, registrou a experiência em video. Ela conta que, levados pelo clima quente da “Cidade do Sol”, como é conhecida Natal, resolveram fazer um banho ao ar livre com músicas e batucadas. “Assim, a cantarola aconteceu debaixo d´água, onde cantamos juntos e fizemos o Cirandá Cirandê do CMEI. Sabem onde? Na Cachoeirinha de Pitangui”, conta.

Assista o vídeo

O som, a música e a capoeira

20/04/2016 - Nadma Freitas

O registro da coordenadora do EMEIEF José Assis de Oliveira (Maracanaú – CE), Nadma Freitas, nos fala sobre uma experiência com os alunos da instituição de Educação Infantil no eixo Assim se faz música, na qual eles foram apresentados a diversos sons da natureza e em seguida aos sons e instrumentos de uma roda de capoeira.

Acesse o conteúdo

Vida e obra de Luiz Gonzaga

30/05/2014 - Eliane de Farias Paiva e Cláudia Maria Ferreira de Lima

A Creche Severino Cabral assumiu o desafio de apresentar para as crianças a vida e a obra de Luiz Gonzaga. O registro descreve uma experiência pedagógica que apresentou a importância do artista para as culturas nordestina e nacional a partir de uma diversidade de atividades – leituras, escrita, dança, atividades musicais e brincadeiras, que contaram, também, com a participação dos pais.

Acesse o conteúdo

Nossos momentos com a música

28/11/2013 - Eliane Menezes

Vivenciamos nossa rotina na creche com muita música, desde a acolhida das crianças para acalmá-las, dando-lhes boas- vindas, no momento da troca de roupas, na canção do dia, na oração da manhã, nas horas das refeições, na hora do banho. Enfim, a música possibilita a afetividade e contribui de forma eficaz para a socialização das crianças com o ambiente escolar.

Acesse o conteúdo