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Assim se Organiza o Ambiente

Discussões sobre o espaço físico e a forma de organização do ambiente da escola ou instituição de educação infantil estão presentes em todo o processo formativo do programa Paralapracá. As experiências pedagógicas relatadas nesta seção revelam a importância desse elemento para a qualidade do atendimento ofertado às crianças.




Diálogo entre crianças e espelhos do CMEI Fúlvia Rosemberg

31/05/2017 - Rozana Bandeira

Espaços de encontros e conexões entre as crianças, os corredores do CMEI Fulvia Rosemberg, em Maceió (AL), ganhou novos olhares, com a instalação de painéis com espelhos, elaborados pelas educadoras. Ao observar suas imanges refletidas, as crianças tiveram a possibilidade de exercitar e desenvolver cada um dos sentidos, gerando uma série de manifestações espontâneas. A experiência foi registrada pela coordenadora pedagógica da instituição, Rozana Bandeira.

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Práticas, vivências, experiências…

16/02/2017 - Pricila Karianne Holanda Nascimento

Durante o ano de 2016, a equipe do CMEI Maria Celoni Campos, instituição que integra o Programa Paralapracá, na rede municipal de Natal (RN), parceira do Programa, teve momentos de reflexão e avaliação do seu papel como educadoras.

“Nós reconhecemos que ainda há muito o que se fazer, no que se refere à qualidade da educação. Mas também somos capazes de olhar para trás, observar e analisar tudo o que foi realizado e construído com e pelas nossas crianças. Não foi pouca coisa! Os avanços foram suficientemente e significativos para todos nós, e demonstram o quão ricas foram as aprendizagens. O sorriso ou brilho no olhar de cada um de nós, profissionais, ao realizarmos um projeto ou concluirmos uma atividade importante, não é menor que a satisfação de ver que estamos fazendo o bem, educando e contribuindo para e com a formação de cada uma dessas crianças.

E cada dia que passa temos mais certeza de que fazemos a diferença na vida de cada sujeito que espera de nós o mínimo de compromisso com a educação. São muitos os relatos e demonstrações de afeto e carinho com os quais os alunos e seus familiares nos presenteiam diariamente”.

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Parquinho

18/01/2017 - Cleude Lima

Diante da proposta de uma mudança no espaço escolar, a equipe da Escola Maria José Isidoro, do município de Maracanaú (CE), planejou a implantação de um parquinho feito com pneus, com o intuito de proporcionar às crianças momentos ricos de brincadeiras, aprendizagens em um novo ambiente e fomentar sua autonomia, princípios fundamentais do Paralapracá, além de incentivar a organização do ambiente, eixo formativo do Programa. Cleude Lima, gestora de educação, conta as etapas deste processo em seu registro. “O parquinho trouxe mais alegria e encantamento para nossas crianças, que hoje esperam ansiosas para o momento do recreio”, diz.

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A história do tucano

25/06/2016 - Clevanilda Sousa

Clevanilda Sousa, coordenadora pedagógica da Emeief Luis Carlos Prestes, no município de Macaracanaú (CE), narra a história de um garoto e um tucano que morava no Baú do Paralapracá. Além de mostrar a sensibilidadeda educadora diante da imaginaçãodo garoto, a coordenadoraexpõe o resultado de um ambiente educador, organizado para promover o desenvolvimento das crianças, priorizando a criatividade e o livre brincar.

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Pensando a área das brincadeiras com as crianças e as famílias

04/02/2016 - Elisângela Oliveira

Neste registro, Elisângela Oliveira, coordenadora pedagógica da Escola Municipal Emaús, de Camaçari (BA), narra os primeiros passos na construção da área de brincadeira da escola. Postado no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) do projeto Paralapracá, o relato valoriza a união de educadores, pais e, principalmente, alunos, na escolha de um ambiente propício para brincar.

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Um novo olhar para as nossas crianças

31/12/2015 - Raniere Goes

As formações do eixo Assim se Organiza o Ambiente levaram mudanças à EMEIEF Professora Maria José Isidoro, em Maracanaú (CE). Segundo a coordenadora pedagógica da instituição, Raniere Goes, no decorrer da formação as educadoras sentiram a falta de um parque para as crianças. O pedido chegou à diretora, que providenciou um lindo parquinho feito com pneus coloridos e brinquedos diversos, “como pula-pula, serpente, cavalinho, motoca, balanço e amarelinha”, escreve Raniere, relatando que o espaço levou mais alegria e encantamento para as crianças.

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