Paisagens Gastronômicas
Entre em contato com os aromas e sabores da culinária e hábitos alimentares das comunidades. As experiências aqui compartilhadas podem inspirar atividades que apresentam a gastronomia e os hábitos alimentares como elementos da cultura e, assim, como importantes elementos curriculares.
Projeto Lanche, prosa e poesia
Para valorizar os elementos da cultura gastronômica pernambucana, em especial a olindense, a Escola Municipal Isaac Pereira desenvolveu o projeto Lanche, prosa e poesia. Nessa viagem gastronômica, narrada pela educadora Adriana Brandão, não faltaram iguarias nordestinas, como a tapioca, o acarajé e o bolo de bacia.
Em oficinas criativas, as crianças puderam explorar o mundo dos ingredientes para saber como se preparam as receitas, com direito à degustação. A série de vivências contou ainda com visitação às feiras livres de Olinda (PE), roda de conversa, muita prosa e poesia.
Sururu de Capote de dona Conceição
A cultura da pesca de Sururu sustenta famílias em Maceió (AL). Dessa cultura nascem costumes, estilos de vida e uma receita de fazer gosto. “Comida de sustância”, como nos conta Geisa Andrade no seu relato sobre o encontro com dona Conceição, cuja família vive da pesca do sururu na Lagoa do Mandaú. O encontro entre…
Saber cultural torna-se aprendizado na III formação do Paralapracá
A equipe do projeto Paralapracá reuniu-se em Salvador na semana de 17 e 21 de fevereiro para a III Formação do projeto quando assessoras pedagógicas, supervisoras e gerentes da Educação Infantil das Redes Municipais parcerias experimentaram uma iguaria típica do nordeste e transformaram o momento em uma vivência cultural local, relativa à culinária regional.
Mugunzá – Feira de Santana – BA
Em momentos de comemoração, é comum que as instituições de Educação Infantil procurem marcar isso também na merenda, buscando sempre oferecer nessas oportunidades algo saboroso e diferenciado, que agrade tanto às crianças quanto aseus pais ou responsáveis que por ventura estejam participando da festa. Uma das merendas apreciadas por todos é o famoso mugunzá, prato…
Aluá de milho ou abacaxi – PI
Na família dos refrescos populares, além da cajuína, temos o aluá, bebida tradicionalmente fermentada em talhas de barro, à base de abacaxi (em algumas comunidades se utilizam apenas as cascas do fruto), milho ou arroz, que são deixados em infusão na água e adoçados com rapadura ou açúcar. Originário da África, o aluá é bastante…