Paisagens Narrativas
Registros de histórias que traduzem aspectos singulares das comunidades em que as instituições de educação infantil participantes do programa Paralapracá estão inseridas. Conheça mitos, causos e histórias contados por pessoas comuns e coletados pelos professores para enriquecer o repertório cultural das crianças.
Histórias de Dona Mocinha
Dona Mocinha é um personagem da comunidade onde está localizada a Escola Municipal Dom Azeredo Coutinho, em Olinda (PE). Moradora muito antiga da comunidade, Dona Mocinha narra seu passado por meio de histórias que encantam adultos e crianças. Foi assim que essas histórias povoaram ouvidos atentos da Escola Dom Azeredo Coutinho. A iniciativa teve como objetivo valorizar a cultura local e proporcionar às crianças o contato direto, real, com essa cultura, como compartilha, em relato, a coordenadora pedagógica Maria Helena de Freitas.
Visita à Comunidade da Lagoa Mundaú – Comunidade das Marisqueiras
A coordenadora pedagógica do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Teresa De Lisieux, em Maceió (AL), Waleska Cabral, inspirou-se no cotidiano da comunidade marisqueira da Lagoa Mandaú para colocar em verso a riqueza dessa cultura. O registro fala de uma atividade de exploração do mundo, fomentada pelo eixo formativo de mesmo nome, do projeto Paralapracá,…
O Reino das Verduras – PE
Extrapolando um pouco as fronteiras dessa paisagem (contos de tradição oral), recebemos o relato da professora Stella Tavares, coordenadora educacional de Educação Infantil de Jaboatão dos Guararapes – PE, no qual ela recupera da memória uma das muitas histórias inventadas por seu pai, Elígio Medeiros de Araújo. Em sua escrita, ela apresenta o pai como…