Raimunda Moura Bezerra de Farias
O programa Paralapracá trouxe para a organização do trabalho pedagógico subsídios metodológicos que estimulam e convidam o coordenador pedagógico a ser um eterno pesquisador, criativo, com vista nos documentos que referendam a Educação Infantil. Sempre focando a criança como centro e autora do processo educativo e o professor como mediador deste.
As instituições de Educação Infantil são laboratórios que tem como função estimular a curiosidade das crianças por meio de experiências e saberes, possibilitando-as serem protagonistas. Encontros presenciais e virtuais de estudos através dos módulos possibilitaram-me uma gama de conhecimentos que foram multiplicados a cada formação, a cada oficina, a cada atividade explorada com os professores e, consequentemente, com o aluno.
Os estudos ampliaram meu olhar sobre as demandas infantis e permitiram reavaliar e inovar minha prática, além de instigar reflexões sobre um fazer pedagógico que estimule práticas que garantam ás crianças o contato com a exploração do mundo físico e social, criando uma identidade de coordenadora formadora que articula um fazer alicerçado no diálogo entre a teoria e a prática.
(coordenadora pedagógica da Escola Municipal Chico Santeiro, em Natal – RN)