Home | Participe | Depoimentos | Simone Almeida

Simone Almeida

“Como aluna do Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil, ministrado pela Universidade Federal da Bahia, adentrei-me no território investigativo propiciado pela pesquisa científica intitulada Formação continuada na Educação Infantil e suas tessituras nas experiências das docentes de Camaçari.

Essa investigação percorreu alguns caminhos. Um deles propiciou adentrar nas veredas da minha própria história formativa, minhas experiências e saberes, construídos ao longo da minha jornada como professora da Educação Infantil. Outro caminho foi trilhado pelo terreno formativo das professoras que atuam neste segmento em Camaçari, cidade em que atuo como profissional da infância desde 2005.

A pesquisa buscou compreender como essas profissionais percebem a relevância das formações continuadas, realizadas pela Coordenação Pedagógica da Secretaria de Educação do município e projetos parceiros, para suas práticas. Em busca de maior conhecimento e compreensão sobre o assunto, realizaram-se entrevistas com algumas professoras que participaram das formações promovidas pelo Programa de Formação de Educadores da Infância (Proinfância), de Camaçari e pelo programa Paralapracá. As entrevistas ocorreram com seis educadoras de escolas diferentes, da Rede Municipal de Educação e Creches Comunitárias, situadas na sede e orla do município.

Das muitas narrativas, que constituem as histórias formativas das professoras, o Magistério, o Proinfância e o Paralapracá tiveram lugares marcados nas suas experiências profissionais. Segundo elas, o projeto Paralapracá proporcionou a transformação de suas práticas junto às crianças, ampliou e aprofundou temas relevantes para a aprendizagem e desenvolvimento delas, principalmente no que tange uma rotina estruturada, a partir da escuta sensível e participação ativa da criança.

Foi percebida uma mudança de postura por parte da maioria das professoras que passaram pelas formações realizadas pelo Programa Paralapracá, principalmente no que se refere à inquietação, busca por respostas, ampliação de conhecimento sobre temas que integram a Educação Infantil, com destaque para: Protagonismo Infantil e Escuta Sensível.

As educadoras relataram que essa nova concepção trazida pelas reflexões, transformou suas maneiras de olhar as crianças, perceber seu potencial e a importância de escutá-las para, assim, promover experiências significativas COM elas.”

 

Simone Almeida, técnica da Secretaria Municipal de Educação de Camaçari (BA) - 07/12/2016