A corda

Ao observar a interação e brincadeiras entre as crianças e os adultos, é possível identificar, por exemplo, a expressão dos afetos, a mediação das frustrações, a resolução de conflitos e a regulação das emoções. Sendo assim, trago para o campo de experiência: Corpo, gestos e movimento (Base Nacional Comum Curricular – BNCC) a brincadeira com corda vivenciada na Escola Isaac Pereira, na turma da Educação Infantil, grupo 5.
Olhando pela janela
A brincadeira com corda veio a ser oferecida para a turma da Educação Infantil porque esta recreação é praticada nas aulas de educação física para as crianças do Fundamental. Quando as crianças do Fundamental pulavam corda na área externa da sala, percebi que as crianças do grupo 5 gostavam de ficar observando pela janela. Então, decidi levar para a escola outra corda, para que elas também pudessem brincar. Inicialmente, as crianças ficaram eufóricas, e todas queriam brincar com a corda ao mesmo tempo. Depois de alguns combinados, começamos as brincadeiras. A primeira foi cabo de guerra, depois pediram para aprender a pular corda, o que requer várias habilidades. Por isso, foram necessários muitos dias de brincadeira com a corda para que as crianças aprendessem a pular.
Pulando e cantando
As tentativas foram muitas, sendo que algumas crianças eram mais persistentes, outras não. Após uns seis meses, algumas crianças já estavam pulando, outras preferiam rodar a corda para outras crianças pularem. Algumas pulavam e cantavam ao mesmo tempo, realizando coreografias enquanto pulavam. Um dia, a mãe da aluna Bárbara (4 anos) comentou que a sua filha, junto com as irmãs, pegava em casa cinto e varal de roupa para usar como corda para pular.
Avó na brincadeira
Outro dia, uma avó esperava na quadra o neto ser atendido na sala de atendimento psicopedagógico, bem na hora da recreação da Educação Infantil na quadra. Ao ver as crianças brincando, ela pediu para participar, rodando a corda para que elas pulassem. Foram muitas as brincadeiras, além de pular, realizadas com a corda, entre elas a brincadeira do trem, de pular a onda e até de balanço, criada pela aluna Ester. Ela jogava a corda na barra de futebol e ficava se balançando com outras crianças.
Expressar sentimentos
Durante as brincadeiras, as crianças tiveram a oportunidade de desenvolver o aprendizado e a socilalização. As crianças expressaram sentimentos, criaram estratégias, tomaram decisões e usaram a imaginação, experimentando muitas possibilidades de brincar com a corda.
