Home | Chá Literário – Chá pra cá

Chá Literário – Chá pra cá

A ideia de criar um ambiente para o chá literário surgiu do desejo de proporcionar às crianças, de forma lúdica e criativa, uma inserção brincante no maravilhoso mundo da literatura. O chá e a literatura são experiências que já fazem parte da jornada semanal organizada pelas professoras para as crianças no CMEI Casa da Amizade.

Queríamos fazer mais e aproximar os nossos pequenos de uma vivência real, pois as crianças tomavam o chá em copinhos descartáveis que ficavam em um espaço pensado para esta atividade, e o acesso ao material literário é constante, também nos vários ambientes do CMEI. Então, pensamos em associar as duas vivências – chá e literatura -, daí surgiu a ideia do Chá Literário, tornando essas experiências mais potentes.

Preparamos uma surpresa para apresentar o Chá Literário às crianças: trouxemos vários utensílios para compor o chá, tais como xícaras, bules, açucareiros e outros. No dia 25 de junho deste ano (2017), aproveitando o friozinho que fazia em Maceió, preparamos o ambiente, dispondo em uma mesa as xícaras, bules, garrafas, chaleiras, leiteiras e açucareiros, todos de porcelana, um cardápio oferecendo diversos sabores de chá, biscoitos e gibis da Turma da Mônica. As professoras tiveram vários momentos dialogando com as crianças sobre esse momento, sobre o que é um chá literário, como as pessoas se comportam neste ambiente e o que fazem.

Chegando ao espaço, as crianças ficaram encantadas com tudo o que estava sendo oferecido. Cada uma pôde escolher o gibi que queria ler bem como os biscoitos e o chá de sua preferência (erva-cidreira, camomila e maçã com canela, entre outros).  Para isso, disponibilizamos os sabores mais suaves e conhecidos pelas crianças. Nossos pequenos demonstravam entusiasmo, alegria e espontaneidade e, em meio às leituras, aos golinhos de chá e à degustação de biscoitos, surgiam as falas e as indagações:

“Tia, podemos usar essas xícaras de vidro? E se quebrar?”

(Beatriz, 2º período)

“Eu nunca participei de um chá literário. Este dia está sendo maravilhoso!”

(Gabriel, 2º período)

“Tia, por que a senhora nunca trouxe essas xícaras lindas? Hoje foi muito bom tomar chá com os amigos e ler gibis.”

(Juliene, 2º período)

“Tia, eu não gosto de chá, mas vou comer os biscoitos e ler porque eu gosto do Cascão.”

(Renam, 2º período)

A vivência foi muito marcante, como pode ser visto nas fotos, e acreditamos que experiências como estas ficarão para sempre na memória das crianças.

Agora você também está convidado (a) para vir tomar um chá literário conosco!