Home | Circo em movimento: Brincadeiras com o corpo e o espaço

Circo em movimento: Brincadeiras com o corpo e o espaço

Durante o primeiro trimestre, a turminha do Nível IV, junto com a professora Lívia, desenvolveu atividades norteadas pelo projeto de estudo “Universo Circense: circo em movimento”. O objetivo maior foi conhecer o universo do circo, desenvolvendo consciência e habilidades corporais a partir das artes circenses, além de refletir sobre as atitudes de companheirismo e cooperação entre os profissionais do circo para a realização de um bom trabalho.

O circo expressa uma manifestação da ludicidade e da fantasia, que tem o corpo como principal instrumento artístico. As artes circenses vão além dos picadeiros… A alegria, o colorido e o encanto do circo chamam a atenção da criançada, o que permite o desenvolvimento deste projeto. Isto porque as artes circenses não se restringem às lonas do circo, sendo também, fantásticas alternativas de brincadeiras e exercícios que movimentam o corpo e possibilitam o desenvolvimento das habilidades corporais, imprescindíveis e essenciais à infância.

Agregar os conhecimentos do circo à Educação Infantil pode ser uma alternativa de estímulo corporal e motivacional na escola, favorecendo a aprendizagem de novos conhecimentos e o gosto pelo movimento, através de experiências que associam a diversão com o desafio, com atividades que estimulam e desenvolvem a atenção e concentração, o equilíbrio, a flexibilidade, o arremesso e o ritmo. Toda criança se encanta com essa riqueza, pois segundo as próprias, “no circo tem muitas brincadeiras”; “é legal e tem aquele canhão para voar”; “tem o homem que anda na corda bamba e tem uma bola tão grande que a moto fica andando em volta”; “tem as motos que andam dentro de uma bola e tem aqueles palhaços que tocam trompete”. Enfim, o circo é puro movimento e alegria. Tudo o que criança gosta.

Nesse contexto, a professora propôs atividades lúdicas, e ao mesmo tempo, desafiadoras, para que as crianças pudessem conhecer e se apropriar desse universo brincante. Mostrando, também, que toda e qualquer atividade que os profissionais do circo realizam envolvem muita seriedade, responsabilidade, emoção, sentimento, colaboração e muita prática. Assim, a cada dia as crianças experimentaram se equilibrar, vencer obstáculos, jogar bolinhas para cima sem deixar cair, andar de bicicleta, fazer piruetas, dar cambalhotas e muito mais. E utilizaram diferentes espaços para explorar de maneiras variadas todas as possibilidades que cada ambiente podia oferecer: no pátio, na sala, no parque, fomos também para a quadra no terreno vizinho ao CMEI, e nos divertimos muito junto com as crianças e com a vibração de cada uma delas, a cada novo desafio corporal.