Currículo e Identidade
Pensar em um currículo para a Educação Infantil pressupõe assegurar que dois eixos – Autonomia e Identidade – permeiem todas as áreas de conhecimento. Para isso, o saber local precisa ser valorizado. Na nossa escola e em seu entorno, percebe-se uma dificuldade e uma negação da identidade negra e afrodescendente (em sua maioria negros e ou afrodescendentes), evidenciadas por apelidos e negação das características negras, sejam elas físicas, culturais, religiosas ou estéticas.
Nesse sentido iremos socializar atividades de um projeto de autoria da professora Adriana Brandão: Cafuné. Esse projeto foi abraçado por todos da instituição, das professoras à gestão. Envolveu todo mundo.
Com as crianças pequenas, trabalhamos a identidade, o carinho pessoal e coletivo por meio de sessões de cafuné, expressão corporal, ritmo e ludicidade do maracatu, tão característico de nossa cidade. Aproximamos a criança da capoeira, por muitos marginalizada.
Oportunizamos uma tarde no Jardim dos Baobás, consideradas árvores sagradas do continente africano, e contamos a história de Obax, uma linda menina negra que passa por várias aventuras e, no local onde ela enterra uma pedra, nasce um baobá todo florido. O livro é lindíssimo, as ilustrações são delicadas e caprichosas, a história é sensível, maravilhosa, ideal para povoar e despertar a sensação de pertencimento, de forma lúdica, que é a linguagem da criança.
Percebe-se que um currículo que valoriza o saber local, as pessoas e nossas crianças precisa fortalecer a sua identidade, tendo acesso ao que historicamente foi negado: A importância de sua etnia, o direito de ser quem é; cultivando o respeito e as diferenças.