Home | Procurando as formigas do CMEI Leda Collor

Procurando as formigas do CMEI Leda Collor

Nossa instituição já faz uma jornada brincante, tanto na parte externa, como nas salas de referências. Mediante a atividade deste Módulo (Módulo Assim se Brinca, no AVAParalapracá), eu, como coordenadora pedagógica, fui observar a prática e rotina das professoras. Numa tarde, quando entrei na sala do maternal 2, não havia nenhuma criança e nem a educadora. Então, fui procurar nos arredores do CMEI (Centro Municipal de Educação Infantil) e logo vi aquelas crianças passeando pela área verde que temos e contemplando tudo que chamasse atenção: passarinho, folhas secas, pedrinhas e formigas.

O que mais ficou evidente para todos foi o formigueiro, para o qual as formiguinhas carregavam folhas. Provocou muitas curiosidades e percebi que as crianças brincavam com as diversidades de elementos que a natureza nos proporciona. Desta experiência das crianças que se encantaram com o formigueiro, fizemos o projeto vamos proteger a mãe natureza envolvendo todas as turmas, em que cada turma ficaria com uma mascote.

O maternal 2 escolheu a formiga. A educadora partiu das curiosidades delas para investigar, descobrir e explorar a vida desses animais. Houve, por exemplo, o contato com argila – elemento da natureza que transmite harmonia e sintonia através dos vários movimentos da modelagem. Com ela, foi feito um formigueiro com formiguinhas enfileiradas. A turma brincou, imitou, cantou e descobriu porque as formigas andam dessa forma, pois produzem feromônio e o depositam em suas trilhas para marcar o caminho ou um determinado local que queiram localizar.

Portanto, a natureza e o brincar estão interligados, oferecendo estímulo para todos os sentidos do nosso corpo (cheiro, sabor, som, temperatura, cores…), e contribuindo na criatividade e autonomia das crianças.

A criança pertence ao brincar, como pertence à natureza, por isso proporcionar a elas momentos prazerosos com a natureza, a tornará um sujeito participativo e harmonioso.