Home | Ressignificando a arte no cotidiano da Educação Infantil

Ressignificando a arte no cotidiano da Educação Infantil

A programação teve início com o acolhimento aos participantes, seguido de uma roda de conversa com a temática Ressignificando a arte no cotidiano, que abordou aspectos relevantes no âmbito das artes visuais, como as experiências estéticas, e da arte contemporânea. O momento foi muito rico, propício à troca de experiências e esclarecimento de dúvidas, e revelou possibilidades a serem vivenciadas com as crianças no cotidiano da Educação Infantil.

Refletir acerca do lugar da arte na Educação Infantil é uma ação importante para que a instituição organize práticas à luz de seu contexto e dos aportes teóricos que as respaldam. Nesse sentido, o vídeo Assim se faz arte potencializou o Cá entre nós [sessão do AVA Paralapracá], favorecendo revisitar as ações docentes vivenciadas com a linguagem da arte.

A partir dos diálogos estabelecidos e mediante os contextos diversos das instituições, orientamos a elaboração de um pequeno plano de mudanças.

Considerando a seleção para gestores gerais, gestores financeiros e coordenadores pedagógicos no início do semestre em vigor, devido a alguns deslocamentos e ou substituições de coordenadores pedagógicos, foi necessário contextualizar o programa Paralapracá em nossa Rede, seus princípios e suas metodologias.

Nessa perspectiva, elencamos aspectos fundamentais a serem contemplados na formação centrada na instituição, bem como os tesouros do Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA PARALAPRACÁ (ver pauta abaixo).

Acreditamos que o encontro alcançou os objetivos propostos, visto o interesse dos participantes pela temática, seus relatos de experiência e inspiração em:

“Continuar com firmeza e dedicação”.

“Melhorar ou aperfeiçoar cada vez mais minha prática durante a formação no decorrer do ano. Agradeço à equipe, por sempre me inspirar cada vez mais”.

“Debruçar no ambiente virtual com mais frequência”.

“Reafirmar a importância da formação continuada dentro da escola, legitimando a ação do coordenador pedagógico. Possibilitar, aprofundar e melhorar minha pauta de formação na escola. Amo esse momento de formação”.

Francisca Nepomucena e Kelly Cristine

PAUTA DA FORMAÇÃO

 DIRETORIA DE EDUCAÇÃO COORDENADORIA DE DESENVOLVIMENTO CURRICULAR

SETOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL

ENCONTRO DE FORMAÇÃO COM COORDENADORES PEDAGÓGICOS EIXO ASSIM SE FAZ ARTE

 “A arte é um vasto campo de conhecimento humano, certamente o mais misterioso e belo de todos. De difícil definição, o que mais se pode fazer é maravilhar-nos com seus frutos, que são sempre precursores da época vindoura. Enfim, arte é tudo aquilo que expressa a relação do homem com o mundo” (DEHEINZELIN, Monique. Assim se faz arte. In: Caderno de Orientação, 2016, p. 6).

Data: 11/09//2017 Horário: 13h às 17h

Local: Fadesne

Público-alvo: coordenadores pedagógicos das instituições com Educação Infantil

Formadoras: equipe de Educação Infantil

Acolhimento ao grupo: ressignificando a arte no cotidiano

  1. Contribuição dos professores da Equipe de 6º ao 9º Ano Marigel Braga (tecnólogo em artes visuais/IFCE) e Gláudia de Lima (fundamentos teóricos e metodológicos da arte/UECE)

2.  Cá entre nós

  • Vídeo: Assim se faz arte
  • Quais experiências são valorizadas na instituição – as cópias ou a livre expressão?
  • Será que o belo é sempre o perfeito e o retrato da realidade?
  • Quais ideias podem ser incorporadas às práticas da instituição?
  • Como podemos garantir as experiências estéticas na instituição?

Encaminhamentos:

Revisite os espaços da instituição em que você atua e observe onde está a arte. Você percebeu uma sinergia entre a arte e a infância? Mediante as suas percepções, elabore um pequeno plano de mudança

Formação continuada centrada na instituição (creche, escola e anexo)

 Realizar, previamente, a leitura do Caderno de Orientação do Coordenador Pedagógico (capítulo Princípios e Estratégias Formativas, páginas 29-37), para fundamentar as estratégias

  • Garimpar os tesouros do Ambiente Virtual de Aprendizagem/AVA PLPC (slides do módulo Assim se faz arte, vídeos, menu de referência e fórum geral).
  • Elaborar a pauta formativa contemplando, na metodologia, os elementos a seguir:
  • Acolhida (objetiva e significativa para a reflexão do tema proposto);
  • Objetivos de acordo com o tema da formação;
  • Citação que proponha uma reflexão sobre o tema proposto;
  • Questões que sejam provocadoras de reflexões e discussões sobre o tema;
  • Avaliação/encaminhamentos/ encerramento;
  • Referenciais bibliográficos utilizados para compor a formação.
  • Organizar o ambiente com os materiais formativos: mala, baú e Coleção (PARALAPRACÁ), livros formativos FNDE, livros de literatura infantil e outros materiais das práticas pedagógicas que possam contribuir com a metodologia formativa.
  • Organizar uma frequência contendo o nome, a data, a carga horária e o eixo da formação.

3.  Tesouros do AVA

  • Módulo Assim se faz arte;
  • Campanhas;
  • Menu de referências;
  • Fóruns;
  • Avisos;
  • Anotações.

4.  Avaliação

 O encontro de hoje me inspirou ..

5.   Lá na fonte

BRITTO, Ana Luiza Lopes et. al. Assim se faz arte. Coleção Paralapracá, Série Cadernos de Orientação, Instituto C&A e Avante Educação e Mobilização Social. Ilustração: Santo Design, Barueri, 2ª Ed, 2013.

BARBIERI, Stela. Interações: onde está a arte na infância? Coleção InterAções, São Paulo,:Blucher, 2012, p. 25-44.

http://ava.paralapraca.org.br/course/assim_se_faz_arte

Coordenadora da Educação Infantil

Solange Maria Silvestre

Equipe de Formação da Educação Infantil

Ádila Suyanne Ponte

Amália Braga Denize Vieira Edlane Chaves

Francisca Nepomucena Kelly Cristine Alves