Conhecendo o bordado filé das Alagoas
Olê muié rendera
Olê muié rendá
Tu me ensina a fazê renda
Que eu te ensino a namorá.”
(Canto popular, autor desconhecido)
Como etapa do Projeto Resgatando tradições culturais, desenvolvido na Creche Escola Maria Liege Tavares de Albuquerque, as crianças tiveram a oportunidade de conhecer o trabalho de Dona Aparecida, uma artesã do bairro Pontal da Barra, aqui em Maceió.
Um pouquinho sobre o Filé!
Bordado Filé
Segundo registros históricos, os egípcios e persas criaram e difundiram a técnica de confecção do Filé pelo mundo, que foi trazido para o Brasil, na época da colonização, pelos portugueses.
No Brasil, o artesanato do Filé teve início em Alagoas e, tradicionalmente, foi aprendido pelas mulheres dos pescadores, sendo, ainda hoje, difundida de geração em geração na região do complexo lagunar Mundaú e Manguaba, especialmente no bairro do Pontal da Barra. Elas, por uma questão cultural, não podiam trabalhar fora, e encontraram no Filé, confeccionados em teares feitos com madeira retirada dos manguezais, uma nova fonte de renda.
O bordado do Filé agora faz parte da tradição cultural do estado, pois foi registrado como patrimônio imaterial alagoano. A decisão, unânime, foi concedida e o pedido foi encaminhado à Secretaria de Estado da Cultura, em julho de 2011.
E não podia ser diferente. As crianças ficaram encantadas com tanta beleza!
Mas o Filé é muito lindo mesmo! E o melhor, é nosso!!!!!