Histórias de Dona Mocinha
A professora Suelene, do Anexo Azeredinho (Escola Municipal Dom Azeredo Coutinho), realizou uma experiência interessante com sua turminha, pondo em ação a concepção de exploração de mundo, valorizando a cultura local e proporcionando às crianças o contato direto, real, com essa cultura.
Convidou uma senhora idosa, Dona Mocinha, para contar suas histórias, compartilhar sua infância, falar como era o bairro antes e passar um pouquinho de suas experiências para as crianças.
“A senhora que convidamos, por nome Dona Mocinha, é uma vizinha antiga da comunidade. Ela relatou, com muita riqueza, seus momentos de infância, as brincadeiras de roda, do passa-anel, os animais que tinha, como as casas eram, que havia muito mato, as ruas tinham muitos buracos, e não tinha esses carros todos que têm hoje”, relata a professora.
“Era comum ver crianças brincando nas ruas, diferente dos dias de hoje. As crianças interagiram com ela, principalmente quando disse que teve muitos animais. Elas também falaram de seus animais e de suas brincadeiras. Foi uma troca de experiências muito boa! No final, as crianças abraçaram e beijaram Dona Mocinha, que saiu muito feliz! As crianças adoraram a experiência”.
O próximo passo será visitar o quintal de Dona Mocinha. Será maravilhoso!