Assim se Brinca
Quando a criança brinca, ela se expressa social e culturalmente. A necessidade de brincar supera qualquer barreira, pois é brincando que a criança aprende e estabelece relações com o outro e com o mundo. Esta seção propõe um diálogo sobre o brincar a partir da observação e do compartilhamento de práticas.
Brinca, faz e acontece no berçário
Rita Bezerra, coordenadora pedagógica do CMEI Padre Sabino Gentille, de Natal (RN), mostra com imagens como a pintura de telas pode ser uma divertida brincadeira para crianças pequenas. “É assim que se brinca, se faz e acontece no berçário, onde a estimulação se efetiva proporcionando o aguçar da criatividade e o desenvolvimento gradativo da identidade…
Brincar na árvore
“Falar em bem-estar é falar em sentir-se bem, sentir-se à vontade, se divertindo e apreciando a companhia de outras crianças em seu meio”, escreve a coordenadora pedagógica Sinéia Wanderley, do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Maria Liege Tavares de Albuquerque, de Maceió (AL). Sinéia registra a brincadeira das crianças em uma árvore do CMEI,…
Sorriso de Érica
No dia 13 de abril, o planejamento teve de ser condensado devido ao número de alunos que vieram à escola por causa da chuva. Portanto a atividade principal foi focada na história “Como reconhecer um monstro”. Contei a história para os pequenos e conversamos seriamente sobre as coisas de que temos medo. As crianças têm…
Nossos momentos de brincadeiras
A brincadeira faz parte do nosso cotidiano e percebemos que as crianças refletem suas emoções, retratando cenas vivenciadas no dia a dia, sejam elas compartilhadas com seus familiares e, principalmente, na creche, onde a criança passa a maior parte do tempo. Nossas crianças brincam com diferentes brinquedos! Enfatizamos os fantoches da mala do Paralapracá, com…