Home | Assim se faz | Experiências Pedagógicas | Assim se Explora o Mundo

Assim se Explora o Mundo

É a partir da interação com o meio natural e social que as crianças começam a compreender como o mundo funciona. Esta seção traz registros do contato das crianças com uma diversidade de experiências de exploração do mundo, bem como de suas constantes indagações, que inspiram preciosas pesquisas.




Projeto Cafuné

18/12/2015 - Adriana Brandão

No Dia da Consciência Negra, 20 de novembro, a Escola Isaac Pereira da Silva, de Olinda (PE), abriu as portas para o Projeto Cafuné. Com oficinas, leitura de histórias, dança e música, o projeto valoriza a história, a cultura e a beleza negras. “É muito importante que, nesse dia, possamos trazer os exemplos positivos do…

Acesse o conteúdo

Horta Suspensa

27/09/2015 - Claudia Couto

Claudia Couto, coordenadora pedagógica do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Elza Lyra, de Maceió (AL), apresenta o Projeto Horta Suspensa, que despertou bastante interesse nas crianças. O registro integra a atividade orientada do minicurso Bem-estar na Educação Infantil, promovido em setembro de 2015 pelo Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) do Paralapracá. “Bem-estar é estar…

Acesse o conteúdo

Culinária no berçário

31/08/2015 - Tânia Bico

“É possível realizar uma atividade de culinária nas turmas de berçário?”, pergunta a coordenadora pedagógica Tânia Bico, do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Belchior Jorge de Sá, em Natal (RN). “Sim!”, responde a própria coordenadora, prontamente. A prova está aqui: em uma experiência na qual todas as crianças do Berçário II do CMEI colocaram…

Assista o vídeo

Aprendendo com o plantio da mandioca

30/01/2015 - Elane Lemos

O registro produzido pela professora Elane Lemos, do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Emaús, do município de Camaçari (BA), relata a investigação das crianças sobre a mandioca, seu plantio e a produção de derivados. A pesquisa aconteceu como prática do eixo Assim se Explora o Mundo e possibilitou a exploração por parte das crianças…

Acesse o conteúdo

Crianças do CMEI Irmã Dulce visitam aquário Natal

17/11/2014 - Adrovando Claro

O registro conta a experiência das crianças do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Irmã Dulce, de Natal (RN), em visita ao Aquário do município. O objetivo do passeio foi ampliar os saberes acerca dos seres que habitam os oceanos por meio de vivências de campo, como forma de valorizar e aguçar a curiosidade das…

Acesse o conteúdo

Os “porquês” infantis

15/05/2014 - Sandra Gonçalves de Matos

As educadoras da Escola Municipal Judite Alencar Marinho, de Feira de Santana (BA) – município do ciclo I do projeto Paralapracá – se lançaram no desafio de transformar os porquês infantis em objeto de investigação. Para tanto foi utilizada a música Oito anos, de Adriana Calcanhoto, para iniciar uma conversar com as crianças.

Acesse o conteúdo