Assim se Explora o Mundo
É a partir da interação com o meio natural e social que as crianças começam a compreender como o mundo funciona. Esta seção traz registros do contato das crianças com uma diversidade de experiências de exploração do mundo, bem como de suas constantes indagações, que inspiram preciosas pesquisas.
Projeto Cafuné
No Dia da Consciência Negra, 20 de novembro, a Escola Isaac Pereira da Silva, de Olinda (PE), abriu as portas para o Projeto Cafuné. Com oficinas, leitura de histórias, dança e música, o projeto valoriza a história, a cultura e a beleza negras. “É muito importante que, nesse dia, possamos trazer os exemplos positivos do…
Horta Suspensa
Claudia Couto, coordenadora pedagógica do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Elza Lyra, de Maceió (AL), apresenta o Projeto Horta Suspensa, que despertou bastante interesse nas crianças. O registro integra a atividade orientada do minicurso Bem-estar na Educação Infantil, promovido em setembro de 2015 pelo Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) do Paralapracá. “Bem-estar é estar…
Culinária no berçário
“É possível realizar uma atividade de culinária nas turmas de berçário?”, pergunta a coordenadora pedagógica Tânia Bico, do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Belchior Jorge de Sá, em Natal (RN). “Sim!”, responde a própria coordenadora, prontamente. A prova está aqui: em uma experiência na qual todas as crianças do Berçário II do CMEI colocaram…
Aprendendo com o plantio da mandioca
O registro produzido pela professora Elane Lemos, do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Emaús, do município de Camaçari (BA), relata a investigação das crianças sobre a mandioca, seu plantio e a produção de derivados. A pesquisa aconteceu como prática do eixo Assim se Explora o Mundo e possibilitou a exploração por parte das crianças…
Crianças do CMEI Irmã Dulce visitam aquário Natal
O registro conta a experiência das crianças do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Irmã Dulce, de Natal (RN), em visita ao Aquário do município. O objetivo do passeio foi ampliar os saberes acerca dos seres que habitam os oceanos por meio de vivências de campo, como forma de valorizar e aguçar a curiosidade das…
Os “porquês” infantis
As educadoras da Escola Municipal Judite Alencar Marinho, de Feira de Santana (BA) – município do ciclo I do projeto Paralapracá – se lançaram no desafio de transformar os porquês infantis em objeto de investigação. Para tanto foi utilizada a música Oito anos, de Adriana Calcanhoto, para iniciar uma conversar com as crianças.