Assim se Explora o Mundo
É a partir da interação com o meio natural e social que as crianças começam a compreender como o mundo funciona. Esta seção traz registros do contato das crianças com uma diversidade de experiências de exploração do mundo, bem como de suas constantes indagações, que inspiram preciosas pesquisas.
Contação de histórias embaixo do limoeiro
Inspiradas pela formação no eixo Assim se Organiza o Ambiente, as professoras da Educação Infantil da Escola Izaulina de Castro e Silva, em Olinda (PE), decidiram buscar novas utilizações para os espaços externos da unidade. Um deles foi o limoeiro, que passou a ambientar as contações de histórias. A escolha por um local mais ventilado tornou esse momento que as crianças tanto gostam muito mais agradável.
Passeio cultural pelo Cinturão Verde
Nada melhor do que o contato com o meio ambiente, para proporcionar uma aprendizagem significativa às crianças. Pensando nisso, a equipe pedagógica do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Ruth Braga Quintela, localizado em Maceió (AL), realizou um passeio cultural no Cinturão Verde da Braskem, um parque ecológico de recuperação de área degradada, pioneiro no país. Lá, as crianças fizeram uma trilha ecológica, onde tiveram contato com pavão, coelho e outros bichos, além de árvores diversas. Acompanhadas de um guia, que respondia às suas curiosidades, elas aprenderam a como cuidar do meio ambiente e entenderam melhor como vivem alguns animais.
Escola São bento explorando o mundo
Uma visita ao Espaço Ciência de Olinda e as possibilidades de descobertas para crianças e educadores. O registro da professora gestora da Escola São Bento, em Olinda (PE) traz a expressão da experiência e tenta traduzir um pouco das descobertas possíveis, quando a prática pedagógica extrapola os muros das instituições.
Ferro à brasa
Um projeto desenvolvido com as crianças da Creche Escola Maria Liege Tavares, no município de Maceió (AL), cuja Rede Municipal de Educação é parceira do Paralapracá, tinha, inicialmente, a ideia de mostrar como as pessoas antigamente utilizavam alguns utensílios culturais no seu dia a dia. A valorização da participação das crianças na construção do conhecimento tornou a iniciativa uma rica fonte de aprendizagens.
Para apresentar os utensílios, foi realizada uma exposição, na qual as crianças puderam apreciar, tocar, sentir, brincar e conhecer um pouquinho sobre cada objeto. Entre eles, ganhou destaque o antiquíssimo ferro à brasa, por institgar a curiosidade e desencadear uma pesquisa que culminou com o contato das crianças com elementos da natureza, em especial o fogo.
Uma ideia puxa a outra
O registro descreve um projeto desenvolvido com crianças de 4 e 5 anos, da Creche Galdina Barbosa Silveira, a partir de uma paisagem gastronômica que se destaca no bairro dos Cutiés, onde a instituição está situada. O objetivo da atividade foi ampliar o repertório das crianças no que diz respeito às praticas culinárias da comunidade.
Projeto Galinhas
No Centro Integrado de Educação Infantil Emaús, em Camaçari (BA), a curiosidade das crianças do grupo 5 sobre o nascimento dos pintinhos resultou em um projeto repleto de surpresas – para as crianças e para as educadoras da instituição. Conforme relato das coordenadoras pedagógicas Carla Jamile e Elisângela Rosa, a turma vem experimentando uma prática…