Livros

Avisalá a poética das crianças de 0 a 3 anos e a arte contemporânea

Fruto do trabalho de documentação realizado em conjunto com 14 unidades de Educação Infantil, Conexões é uma publicação que reúne reflexões, práticas e registros preciosos para a compreensão e a experimentação sobre a relação poética que crianças de 0 a 3 anos têm com a arte contemporânea. O material passeia por discussões acerca das vivências artísticas possíveis para crianças pequenas, além de apresentar contribuições para o fortalecimento e autonomia dos profissionais, qualificando-os para experiências significativas com as crianças no cotidiano. A iniciativa é do Instituto Avisa Lá, ONG que vem colaborando para qualificar as práticas pedagógicas da rede pública.

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A natureza, o imaginário e o brincar

O educador e artista plástico Gandhy Piorski estuda o brincar e o brinquedo há mais de 20 anos, bagagem que compartilha em seu primeiro livro: ‘Brinquedos do Chão: a natureza, o imaginário e o brincar’. O livro integra uma série de quatro, na qual o pesquisador adentra o universo do brincar e sua relação com os quatro elementos: terra, fogo, ar e água. A primeira publicação trata do elemento terra, e busca compreender como ele dialoga com o reino imaginário da criança. “A brincadeira da terra é uma brincadeira de estrutura. A criança busca a inteireza, a concretude da vida, quer compreender os materiais no todo e manifesta isso nos seus fazeres. No livro eu falo sobre as investigações do oculto: abrir os animais para ver o que tem dentro, cavar a terra, a brincadeira de esconde-esconde”, explica Gandhy, em entrevista ao Instituto Alana.

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A última criança na natureza

A ausência da natureza na vida da criança poderá torna-la uma espécie em extinção, segundo abordagem de Richard Louv no livro “A última criança na natureza”. O jornalista e fundador do Movimento Criança e Natureza utilizou pela primeira vez o termo Transtorno do Déficit de Natureza (TDN) e alertou para o impacto negativo no dia a dia das crianças quando muito afastadas do verde.  A publicação, presente em 20 países, já ultrapassou a marca de 500 mil cópias vendidas e traz importante síntese sobre as pesquisas que relacionam a presença da natureza na vida das crianças com o bem-estar físico, emocional, social e acadêmico proporcionado por meio desta importante aproximação.

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Quem está na escuta? Diálogos, reflexões e trocas de especialistas que dão voz às crianças

A publicação, organizada pelo Mapa da Infância Brasileira (MIB), reúne artigos de pesquisadores que atuam em diferentes áreas e abre uma discussão sobre a importância de escutar, observar e dialogar com o universo da criança, ampliando o debate sobre a escuta atenta e qualificada. A obra traz diálogos e reflexões sobre algo que é fundamental para que a infância tenha plenitude: dar vez e voz às crianças.

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É brincando que se aprende. A experiência da Te-Arte na Educação Infantil

Com um olhar científico para o cotidiano, Rozana Machado Bandeira de Melo, autora do livro “É Brincando que Se Aprende. A Experiência da Te-Arte na Educação Infantil”, aborda a experiência da escola Te-Arte, sediada no bairro do Butantã, em São Paulo, fundada por Therezita Soares Pagani. A escola é um território livre, formada por uma grande oca e um quintal, onde pequenos animais passeiam livremente e crianças de oito meses a sete anos de idade brincam livres e soltas. A escola propõe uma aprendizagem cujo principal pilar é a intuição.

A autora apresenta sua experiência de estágio na instituição, entremeando conceitos, leis e fundamentos do campo da Educação Infantil a uma narrativa potente e recheada de singularidade e leveza. A publicação, segundo ela, é um “relato de vivências”! O livro é uma referência para os profissionais da área, além de ser uma reflexão transformadora para todos aqueles que são eternos brincantes, uma vez que a autora reflete sobre concepções relacionadas à brincadeira na infância.

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Manual Boa Praça

Espaços de incrível potencial para crianças, as praças públicas podem ser melhor aproveitadas para múltiplas vivências. Todavia, esses territórios muitas vezes se encontram degradados e deteriorados. Foi pensando em motivar famílias a se unirem e transformarem as praças em locais de confraternização, que o Programa Criança e Natureza e o Movimento Boa Praça criaram um manual com dicas e orientações para ocupar e revitalizar espaços públicos. Além de mostrar como recuperar estes espaços, a publicação traz sugestões de brincadeiras.

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