Livros

Brincadeiras e jogos do Brasil

O conteúdo disponibilizado nesta publicação foi recolhido durante as andanças do autor Geraldo Peçanha de Almeida pelo Brasil afora. Cada jogo foi tratado com os conhecimentos acumulados do professor em psicomotricidade, ludicidade e educação. Disposto de forma organizada, didática e prática para aqueles que atuam com educação básica, o livro foi publicado com o objetivo de ser mais uma referência para os profissionais deste seguimento.

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Observação Registro Reflexão – Instrumentos Metodológicos I

A publicação aborda a relevância da reeducação do olhar para o entendimento da importância e função do registro, assim como para sua produção, além da necessidade de reflexão no processo de formação do educador.

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Fundamentos do Desenvolvimento Infantil

O que de fato fará diferença será a educação – esta foi a tônica unânime durante o 1º Congresso de Educação Inicial e Pré-escolar, realizado em 2007, na cidade de Monterrey (México). A educação será não só o grande diferencial, como o grande equalizador, e todo esforço deverá ser feito para que as oportunidades sejam oferecidas à maior parte das crianças. Esse empenho deve incluir a educação formal, escolar, mas principalmente a não formal, sobretudo para crianças de 0 a 3 anos, no que se chama de educação inicial. Esse é o período decisivo para a estruturação física e psíquica do indivíduo, que lhe oferecerá a possibilidade de um melhor desempenho na vida.

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O que a Criança não pode ficar sem, por ela mesma

No final de 2008, as organizações que fazem parte da Rede Nacional Primeira Infância se deram conta de que poderiam enriquecer o Plano Nacional pela Primeira Infância, em cuja concepção estavam imersas há mais de dois anos, se considerassem os pontos de vista de suas principais interessadas: as crianças pequenas. Surgiu então a proposta de uma pesquisa nacional, com crianças de todo o Brasil. É o Projeto Crianças na Rede, apresentado nesta publicação. Esta publicação é um pedido para que pais, educadores, formuladores de políticas públicas, enfim, a sociedade, olhem para a criança como ser único e insubstituível na formação hoje do nosso país, e não apenas no futuro.

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História e Cultura Africana e Afro-brasileira na Educação Infantil

O livro “História e cultura africana e afro-brasileira na educação infantil” objetiva contribuir com os sistemas de ensino para a inserção de conteúdos que  relacionem a história e a cultura da África e dos afro-brasileiros no currículo da educação básica, para reforçar o compromisso com o fortalecimento dos laços existentes entre o Brasil e a África.

A publicação é do Ministério da Educação (MEC), em parceria com a Representação da UNESCO no Brasil e a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

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Educação Infantil nos países do Mercosul

A publicação é resultado de uma pesquisa realizada entre 2012 e 2013, com objetivo de analisar – comparativamente – os dispositivos legais que    determinam e  balizam as políticas públicas de educação infantil no conjunto dos países-membros do MERCOSUL, possibilitando, assim, a criação de mais uma via de   acesso à integração regional e de intercâmbio das construções   teóricas, dos avanços nas leis, das políticas e das práticas que vêm se efetivando em cada país.

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