Textos

Cuidado, valor intrínseco ao desenvolvimento humano

O artigo “O cuidado e a educação infantil”, publicado na quinta edição da versão digital da Revista Bem Cuidar, foi escrito por Maria Thereza Marcilio, presidente da Avante – Educação e Mobilização Social. Nele, Maria Thereza traz reflexões importantes sobre o cuidado como valor intrínseco ao desenvolvimento humano, à luz de como se desenvolveu o atendimento na Educação Infantil.

A publicação é gratuita e tem como objetivo ser utilizada como uma ferramenta de reflexão e formação de todos os profissionais que trabalham em prol do desenvolvimento de crianças, adolescentes e jovens mais saudáveis, afetuosos, participativos e protetores.

Acesse o conteúdo

A cidade como currículo: pesquisador espanhol desafia escola a olhar a rua

O pesquisador espanhol Jaume Martínez Bonafé nos convida a olhar a cidade como currículo, espaço repleto de significados, que precisa ser explorado a partir das diferentes experiências e práticas culturais. Para ele, é urgente intervir nesse espaço de aprendizagens, a partir de outra pedagogia. Bonafé explica ainda, como se dá a construção do currículo na rua, como as políticas públicas podem dialogar com esta perspectiva, além de pontuar caminhos para enxergar a cidade como um veículo.

Acesse o conteúdo

“O brincar se faz com a vida, e não com produtos comprados”

Em entrevista publicada no site Catraquinha (novembro de 2016), o pesquisador da cultura da infância, Gandhy Piorski, trata de diversos temas como: os brinquedos “prontos” e sua influência sobre as crianças; os ambientes propícios para elas; bem como o papel dos pais como primeiros educadores e pessoas que apresentam o mundo às crianças e fazem por elas suas primeiras escolhas.

Além disso, Gandhy fala sobre seu novo livro, intitulado “Brinquedos no chão”, o primeiro de uma série composta por quatro volumes, cada um tratando de um dos quatro elementos da natureza na imaginação das crianças.

Acesse o conteúdo

Elementos da natureza e a produção em arte

O artigo, publicado na 39ª edição da revista AvisaLá (fevereiro de 2009), descreve uma atividade realizada anualmente em uma instituição de educação infantil durante a primavera. As práticas pedagógicas com as crianças procuram fazer uso de matéria-prima oriunda da natureza para a produção artística, além de favorecer o diálogo das crianças com artistas contemporâneos brasileiros que seguem esta linha no seu processo criativo. A atividade tem por objetivo despertar o senso estético das crianças, bem como possibilitar o trabalho com formas, linhas e texturas

Acesse o conteúdo

Brincar com água e aprender na ação

A atividade foi planejada para um grupo de crianças da Creche Educandário São Domingos e inspirada na simplicidade aparente de uma parada para beber água, quese tornou fonte de investigação, curiosidade e prazer a partir de uma sequência de atividades realizadas com um grupo de crianças de 2 a 3 anos.
A ideia tomou como base a possibilidade das crianças descobrirem, investigarem e ampliarem seu conhecimento sobre a água, seus estados, características e transformações utilizando, em especial, sucata de plástico transparente ou translúcido, a fim de que as crianças pudessem observar a água de vários ângulos.

Acesse o conteúdo

Cantos de atividades diversificadas: Educação Infantil

Com a finalidade de organizar o tempo didático e vivenciar diferentes situações de aprendizagem, a proposta é exercitar a autonomia por meio da disponibilização de diversos cantos, onde as crianças escolherão a que tarefas se dedicar, de acordo com suas próprias preferências.

Acesse o conteúdo