Coleção Paralapracá é atualizada potencializando práticas pedagógicas
O programa Paralapracá trabalha com a premissa de que uma proposta de Educação Infantil de qualidade combina rotinas de formação continuada a acesso a materiais pedagógicos de referência para os profissionais que atuam com as crianças. Após oito anos de atuação junto a redes municipais de Educação, a Avante – Educação e Mobilização Social promove uma revisão completa da Coleção Paralapracá, que dá suporte teórico ao seis eixos formativos do Programa: Assim se Brinca, Assim se faz Artes Visuais, Assim se faz Música, Assim se faz Literatura, Assim se Explora o Mundo e Assim se Organiza o Ambiente.
“Nós chamamos de materiais pedagógicos de referência aqueles que ajudam a viabilizar e a potencializar as práticas pedagógicas realizadas por formadores, professores e demais profissionais da Educação Infantil, visando ao desenvolvimento integral e ao bem-estar das crianças nessa etapa educacional”, disse Mônica Samia, coordenadora de implementação do Programa. È ela quem conta um pouco das novidades implementadas na Coleção, que se subdivide em Cadernos de Orientação; Cadernos de Experiência; Estação Paralapracá e Almanaque Paralapracá.
“Os Cadernos de Orientação e de Experiência da Coleção Paralapracá passaram por uma atualização de conteúdo e estão ainda mais ricos de referências teóricas que dialogam com as práticas. Tem, ainda, novas sugestões de propostas formativas e práticas pedagógicas, sintonizadas com as principais referências nacionais para a Educação Infantil”, disse Mônica Samia. Entre os Cadernos de Orientação, além das publicações de cada eixo, há também uma voltada, especificamente, para o coordenadora pedagógico: O Coordenador pedagógico e a formação continuada.
Os Cadernos de Orientação sugerem aos profissionais da Educação Infantil formas de planejar as práticas pedagógicas com base nos documentos de referência nacional para essa etapa educacional. Além disso, fomentam a maior participação das crianças, de suas famílias, dos funcionários das instituições de Educação Infantil e da comunidade em geral no processo educativo e traz dicas para as ações formativas, e referências teóricas sobre os eixos que estruturam os materiais pedagógicos do programa Paralapracá.
A atualização dos Cadernos de Orientação consiste na disponibilização de mais referências, reflexões e dicas para o trabalho do formador nos seis eixos do Programa.
Já os Cadernos de Experiências contêm registros de atividades pedagógicas realizadas no primeiro ciclo de implementação do programa Paralapracá, entre 2010 e 2012, com crianças dos municípios de Campina Grande (PB), Caucaia (CE), Feira de Santana (BA), Jaboatão dos Guararapes (PE) e Teresina (PI). Os registros são acompanhados de comentários de especialistas e promovem a valorização e o compartilhamento de práticas, servindo como subsídio para a atuação dos profissionais da educação infantil.
Quer conhecer práticas nas áreas de Literatura, Brincadeira, Música, Artes Visuais, Exploração de Mundo e Organização de Ambiente realizadas em instituições de Educação Infantil? Acesse a versão atualizada dos Cadernos de Experiência da Coleção Paralapracá e conheça práticas comentadas por especialistas destas áreas.
Todos os materiais têm como pressuposto que a criança é um ser potente, capaz de aprender e ensinar, e deve ter uma ação protagônica no seu processo de construção do conhecimento. Eles valorizam o universo de saberes das creches e pré-escolas, assim como das próprias crianças.
-
As crianças entram no universo letrado pela…
Leia mais“A leitura do mundo precede a leitura…
Leia mais07/01/2014
Qual o perfil do educador infantil?Em vídeo entrevista, a professora Maria Malta,…
Leia mais -
Com o título “Projeto fortalece os docentes…
Leia mais
COMENTÁRIOS
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do programa Paralapracá. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou o direito de terceiros. Comentários que não respeitem os critérios aqui impostos ou que estejam fora do tema discutido serão excluídos.