Home | Saiu na mídia | Infância, educação e muito mais
07/04/2016 | 10:35

Infância, educação e muito mais

Salvador (BA) – Interação com a natureza, brincadeiras sensoriais, o prêmio que é considerado o Nobel da Educação, o Marco Legal da Primeira Infância… Nas últimas semanas, a imprensa abordou, sob diversos olhares, temas que valorizam a criança e a educação. Algumas dessas matérias foram destacadas e comentadas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) do projeto Paralapracá. Com o objetivo de aumentar a difusão do material e as conversas iniciadas no AVA, o site do projeto Paralapracá recomenda uma relação de textos imperdíveis. Confira.

Infância e natureza

Da Agência Porvir, uma matéria sobre uma escola de Cingapura, a Canadian International School, que prioriza a interação das crianças com a natureza. Objetos como paus, pedras, redes e cordas são usados na resolução de problemas e o espaço da escola é repleto de árvores, colinas, lama e túneis naturais.
Leia a notícia completa

 

Primeira infância

Do site da Rede Nacional da Primeira Infância, a celebração do Marco Legal da Primeira Infância, sancionado no início de março. Considerado uma das mais avançadas leis voltadas à primeira infância em todo o mundo, o Marco Legal da Primeira Infância promove a cultura do cuidado integral às crianças de até 6 anos de idade. “É justo celebrarmos o resultado de um esforço conjunto do Congresso Nacional, do governo federal e da sociedade civil organizada pelas crianças de nosso país”, assinala o texto.
Leia a notícia completa

 

Leitura para crianças

Na seção Catraquinha, do site Catraca Livre, um estudo que relaciona a leitura ao desenvolvimento da linguagem das crianças, que obtêm nos livros maior acesso às palavras. Divulgado em inglês, o estudo foi produzido pela pesquisadora Jessica L. Montag, do Departamento de Psicologia da Universidade da Califórnia (EUA). A matéria também traz listas temáticas de livros para crianças, que abordam assuntos como democracia e diversidade.
Leia a notícia completa

 

Brincadeira para vencer o trauma

Também na seção Catraquinha, do site Catraca Livre, uma notícia sobre o prêmio Global Teacher, considerado o Nobel da Educação. Em 2016, a professora palestina Hanan Al Hroub foi laureada com o prêmio, que tem valor de US$ 1 milhão. Criada em um campo de refugiados, Hanan encontra na brincadeira seu maior método de aprendizagem, que é voltado a crianças que vivem em situações traumáticas. O dinheiro recebido com a premiação será usado para a divulgação do método a outros educadores palestinos.
Leia a notícia completa

 

Gênero, educação e inovação

No Portal Porvir, uma conversa com três gerações de mulheres sobre questões de gênero, educação e inovação. O encontro reuniu a aluna do Projeto Âncora e cantora MC Soffia, a professora e coordenadora de tecnologia educacional do Colégio Bandeirantes, Cristiana Assumpção, e a diretora do Cieja Campo Limpo (Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos), Eda Luiz.
Veja o podcast aqui

 

Brincadeira sensorial

A equipe do site Catraca Livre produziu uma matéria que apresenta dez brincadeiras sensoriais para crianças maiores de 2 anos. O texto foi concebido depois do sucesso de outro material, que apresentava dez brincadeiras sensoriais para bebês de 12 a 18 meses. Brincadeira sensorial, conforme define o texto, é uma atividade lúdica na qual a criança se diverte estimulando seus diferentes sentidos.
Leia a notícia completa

 

Ócio produtivo

No site do Centro de Referências em Educação Integral, uma entrevista com a professora norte-americana Erika Christakis, autora do livro The Importance of Being Little[A importância de ser pequeno]. Segundo Erika, as crianças estão carentes de tempo ocioso. “A vida dessas crianças está sobrecarregada de tarefas e elas estão vivendo a vida de um mundo adulto. Subestimamos a enorme capacidade que elas têm de serem reflexivas e pensativas”, afirma a autora.
Leia a entrevista completa

PESQUISAR NESTA SEÇÃO: