Coordenadores pedagógicos e assessores do DEI participam do Encontro do projeto Paralapracá
Natal (RN) – Com o objetivo de refletir, explorar e criar arte no contexto da Educação Infantil, foi realizado, no último dia 5 novembro, o 5º Encontro do Projeto Paralapracá com o tema “Assim se Faz Arte”. Participaram da formação 70 pessoas, sendo 18 assessores pedagógicos do Departamento de Educação Infantil (DEI) e 52 coordenadores pedagógicos dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI) da capital potiguar.
Na abertura do encontro houve uma apresentação cultural das crianças do CMEI Marilanda Bezerra, com a participação de 20 alunos na faixa de 4 e 5 anos de idade. “Durante os encontros procuramos sempre dar ênfase ao protagonismo das crianças e discutimos diferentes formas de artes para desenvolver com elas, realizamos reflexões da prática de arte na infância e buscamos sempre caminhos para melhorar as atividades”, diz Selma Bedaque, assessora do projeto Paralapracá.
Ela conta que o kit de arte, CDs e livros que integram o Baú Paralapracá foram utilizados para desenvolver diversas formas de arte e literatura do gênero infantil. E os materiais da Mala Paralapracá, como os Cadernos de Experiência e Orientação, os vídeos, entre outros, serviram para proporcionar reflexões sobre a prática. “Com isso, objetivamos ajudar as crianças a desenvolver sua própria expressão artística”, explica Bedaque.
A coordenadora pedagógica do CMEI Vilma Dutra, Jacqueline Lucena, destaca que os encontros são bastante importantes. “Há uma riqueza de sabedoria neles, com o compartilhamento de experiências e saberes. Com isso vou desenvolvendo novos aprendizados e levo outras ideias para o trabalho com as crianças”, afirma.
De acordo com a coordenadora de implementação do projeto Paralapracá, Mônica Samia, a formação acontece duas vezes por mês, realizada pela ONG Avante – Educação e Mobilização Social, responsável pela implementação do projeto Paralapracá. “Buscamos junto aos professores qualificar as práticas realizadas com as crianças nos CMEI”, diz.
A chefe do setor de Acompanhamento de Programas e Convênios da Educação Infantil, Filomena Néri, enaltece a parceria da Secretaria Municipal de Educação (SME) com o Instituto C&A, idealizador do projeto Paralapracá, como um grande ganho para a educação do município de Natal. “O Paralapracá traz o protagonismo da criança, e isso é muito importante. O que é aprendido pelo coordenador pedagógico é trabalhado junto ao professor e posteriormente à criança, que é o principal foco”, destaca Filomena.
O projeto Paralapracá teve início no município de Natal no ano de 2013 e contemplou inicialmente 30 CMEIs localizados nas quatro regiões administrativas. Já em 2014 a SME, sob a coordenação do Departamento de Educação Infantil (DEI), em diálogo com o Instituto C&A, expandiu a formação do projeto para todos os 73 CMEIs da rede.
A finalidade do Paralapracá é contribuir para a melhoria da qualidade do atendimento às crianças que frequentam instituições de Educação Infantil por meio de duas linhas de ação complementares e articuladas: a formação continuada de profissionais e o acesso a materiais de qualidade, tanto para as crianças quanto para os educadores. A formação do Paralapracá é norteada pelos eixos Assim se Brinca, Assim se Faz Arte, Assim se Faz Música, Assim se Faz Literatura, Assim se Organiza o Ambiente e Assim se Explora o Mundo.
Participaram do 5º Encontro a diretora do Departamento de Educação Infantil, Mariza Barbalho Guerra; a chefe do setor de Ações e Projetos da Educação Infantil, Thaysa Camargo; a chefe do setor de Planejamento e Avaliação da Educação Infantil, Sirleide Souza; e demais assessores pedagógicos da Educação Infantil.
O projeto Paralapracá é uma frente de trabalho do programa Educação Infantil do Instituto C&A que se desenvolve em aliança com secretarias municipais de Educação. O projeto está no seu segundo ciclo (2013-2015), do qual participam os seguintes municípios: Camaçari (BA), Maceió (AL), Maracanaú (CE), Natal (RN) e Olinda (PE).
Fonte: site da Prefeitura Municipal de Natal (RN)
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