Instituto C&A e Secretaria de Educação de Olinda formalizam parceria
Olinda (PE) – A cidade de Olinda possui 52 escolas municipais de educação infantil, responsáveis pelo atendimento a quatro mil crianças. A partir deste ano, 30 dessas instituições – 57,7% do total – serão beneficiadas com o projeto Paralapracá de formação de profissionais da educação infantil. A iniciativa do Instituto C&A envolverá 40 coordenadores e técnicos, 180 professores e beneficiará cerca de três mil crianças. O lançamento oficial do projeto na cidade aconteceu na manhã de hoje (13/08). Durante o evento foi assinado o termo de cooperação entre o Instituto C&A e a Secretaria de Educação de Olinda para o desenvolvimento do trabalho.
O projeto Paralapracá é uma frente de trabalho do programa Educação Infantil do Instituto C&A. A ação visa contribuir para a melhoria da qualidade do atendimento às crianças na educação infantil, com vistas ao seu desenvolvimento integral. O projeto possui dois âmbitos de atuação: a formação continuada de profissionais da educação e o acesso a materiais pedagógicos de qualidade, tanto para as crianças quanto para os professores.
O lançamento do Paralapracá em Olinda reuniu professores, coordenadores pedagógicos, diretores, pais de alunos, a comunidade engajada com a questão do atendimento de qualidade à primeira infância e representantes da sociedade civil organizada e de movimentos sociais ligados à causa. A evento contou ainda com a presença de membros da Secretaria de Educação do município e de Patrícia Lacerda, gerente da área Educação, Arte e Cultura do Instituto C&A.
Além de Olinda, outras quatro cidades participam da implementação do projeto Paralapracá: Camaçari (BA), Maceió (AL), Maracanaú (CE) e Natal (RN). A parceria teve início em maio deste ano e terá duração de 30 meses. No total, a ação contempla 140 unidades de educação infantil, 170 coordenadores, mil professores e 20 mil crianças.
O projeto Paralapracá foi lançado em agosto de 2010 e implementado em cinco municípios do Nordeste brasileiro, sempre em regime de cooperação com as Secretarias de Educação das cidades envolvidas: Campina Grande (PB), Caucaia (CE), Feira de Santana (BA), Jaboatão dos Guararapes (PE) e Teresina (PI). O primeiro ciclo do projeto terminou em dezembro de 2012 e beneficiou 1.100 professores e 14 mil crianças.
Neste ano, além da seleção em edital dos cinco novos municípios, o Instituto C&A decidiu estender por mais um ano o acordo de cooperação com dois dos municípios parceiros no primeiro ciclo do projeto Paralapracá: Jaboatão dos Guararapes e Teresina. O processo de definição destes municípios foi realizado em março deste ano, por meio de uma seleção por carta-convite.
O projeto Paralapracá é implementado em parceria técnica com a ONG Avante – Educação e Mobilização Social, de Salvador (BA).
-
As crianças entram no universo letrado pela…
Leia mais“A leitura do mundo precede a leitura…
Leia mais07/01/2014
Qual o perfil do educador infantil?Em vídeo entrevista, a professora Maria Malta,…
Leia mais -
Com o título “Projeto fortalece os docentes…
Leia mais
COMENTÁRIOS
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do programa Paralapracá. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou o direito de terceiros. Comentários que não respeitem os critérios aqui impostos ou que estejam fora do tema discutido serão excluídos.