Home | Notícias | Move fará avaliação externa do projeto Paralapracá
16/06/2013 | 8:29

Move fará avaliação externa do projeto Paralapracá

2013_16_06dReggio Emilia (Itália) – A empresa de consultoria Move, especializada em avaliação de projetos sociais e educacionais, foi contratada pelo Instituto C&A para desenvolver a avaliação do segundo ciclo do projeto Paralapracá de formação de profissionais da educação infantil. A pedagoga Bruna Ribeiro, especialista em avaliação na educação infantil, representou a Move no intercâmbio do projeto Paralapracá a Reggio Emilia, com o intuito de reunir informações sobre a primeira atividade oficial do segundo ciclo de implementação do projeto (2013-2015).

Segundo Bruna, a proposta geral de avaliação do projeto Paralapracá já foi definida e buscará construir uma visão macro do trabalho, considerando múltiplas dimensões e atores – Secretarias Municipais de Educação, escolas, professores e alunos. “Vamos avaliar as políticas dos municípios, a formação dos educadores e como o projeto chega na criança”, sinaliza Bruna. “A avaliação deverá gerar reflexões para complementar o processo de formação, somando aos esforços do projeto”, complementa.

O trabalho da Move caminhará em conjunto com o processo de monitoramento que a ONG Avante Educação e Mobilização Social, de Salvador (BA), realiza para o projeto Paralapracá. A Avante é parceira do Instituto C&A na implementação do projeto Paralapracá. As atividades de monitoramento e sistematização do projeto na Avante são desenvolvidas pela consultora Luciana M. Dias.

O projeto Paralapracá visa contribuir para a melhoria da qualidade do atendimento às crianças na educação infantil, com vistas ao seu desenvolvimento integral. O projeto possui dois âmbitos de atuação: a formação continuada de profissionais de educação e o acesso a materiais pedagógicos de qualidade, tanto para crianças quanto para professores.

O ciclo 2013-2015 do projeto é implantado em Camaçari (BA), Maceió (AL), Maracanaú (CE), Natal (RN) e Olinda (PE). Além desses municípios, participam excepcionalmente do Paralapracá, em 2013, as cidades de Jaboatão dos Guararapes (PE) e Teresina (PI). Elas integraram o primeiro ciclo do projeto (2010-2012) e foram selecionadas para a extensão da parceria com o Instituto C&A por mais um ano, para encaminharem suas políticas de continuidade do trabalho.

PESQUISAR NESTA SEÇÃO:





COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do programa Paralapracá. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou o direito de terceiros. Comentários que não respeitem os critérios aqui impostos ou que estejam fora do tema discutido serão excluídos.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*