Home | Notícias | Projeto Paralapracá é um dos finalistas do Prêmio Criança
29/10/2014 | 11:05

Projeto Paralapracá é um dos finalistas do Prêmio Criança

2014_29_10bFonte Instituto C&A

São Paulo (SP) – O projeto Paralapracá do Instituto C&A é um dos finalistas da vigésima edição do Prêmio Criança da Fundação Abrinq – Save the Children. A divulgação do resultado foi feita por meio do site da Fundação Abrinq – Save the Children no dia 28 de outubro.

O projeto Paralapracá é uma ação do programa Educação Infantil do Instituto C&A e visa contribuir para a melhoria da qualidade do atendimento às crianças na educação infantil, com vistas ao seu desenvolvimento integral. O projeto se desenvolve em aliança com secretarias municipais de educação e possui dois âmbitos de atuação: a formação continuada de profissionais de educação infantil e o acesso a materiais de uso pedagógico de qualidade, tanto para crianças quanto para professores. A iniciativa é implementada em parceria técnica com a ONG Avante – Educação e Mobilização Social, de Salvador (BA). Participam do projeto os municípios de Olinda (PE), Camaçari (BA), Maceió (AL), Maracanaú (CE) e Natal (RN).

O Prêmio Criança busca identificar e reconhecer boas práticas voltadas à primeira infância, gestantes, parturientes e puérperas, dando visibilidade a iniciativas exitosas desenvolvidas no Brasil. Os dez finalistas e vencedores receberão estatuetas e terão suas iniciativas divulgadas na mídia. O resultado final do prêmio será conhecido em cerimônia a ser realizada no dia 2 de dezembro, em São Paulo.

Os projetos de organizações sociais sem fins lucrativos e de empresas privadas ou de economia mista inscritos devem beneficiar crianças de 0 a 6 anos, gestantes, parturientes e/ou puérperas. Seu foco deve estar voltado às áreas de educação infantil, saúde (redução da mortalidade fetal, da mortalidade infantil e da mortalidade materna) e proteção especial (combate à violência doméstica e/ou sexual).

Ao todo, 310 iniciativas se inscreveram para o prêmio e dez foram selecionadas como finalistas. O processo seletivo está sendo conduzido por uma comissão julgadora composta por especialistas na área e pela equipe técnica da Fundaçao Abrinq – Save the Children. Entre os critérios de seleção para os projetos inscritos estão a presença de estratégias de articulação com atores sociais e o poder público envolvidos no tema focal do projeto e realização de planejamento e desenvolvimento de metodologia e instrumentos de registro, monitoramento e avaliação do projeto. As iniciativas finalistas já passaram por triagem, análise de propostas e visita técnica.

A cerimônia de premiação é restrita a convidados e será realizada no Teatro Cetip, nas dependências do Instituto Tomie Ohtake. O evento contará com a apresentação da Orquestra Experimental Pró-Morato, do Maestro João Carlos Martins, da Camerata Bachiana, do Tenor Jean William e da bateria da escola de samba Vai Vai.

Os demais finalistas do prêmio são: Projeto Bebê de Risco (AACD); Qualidade de Vida das Nossas Crianças (ACTC Casa do Coração); Desabrigamento e reintegração familiar (Ai. Bi. Brasil Associação Amigos das Crianças); Centro Social Infantil Indígena Mitangue Nhiri (Associação Indigenista Assindi Maringá); Da gestação ao desenvolvimento: a beleza que o Grupo Boticário faz pelas crianças; Pipo e Fifi – Prevenção de violência sexual contra infância (Instituto Cores); Música na Primeira Infância (Liga Solidária); Projeto TO Brincando – Movimento Down (Observatório de Favelas do Rio de Janeiro); e Programa de Educação Infantil (Banco Santander).

 

PESQUISAR NESTA SEÇÃO:





COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do programa Paralapracá. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou o direito de terceiros. Comentários que não respeitem os critérios aqui impostos ou que estejam fora do tema discutido serão excluídos.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*