Fala Formador
Aqui você tem acesso a planos de formação e relatos de experiências formativas realizadas nas escolas e instituições de educação infantil vinculadas ao programa Paralapracá. Eles foram elaborados por coordenadores pedagógicos das unidades da rede municipal de ensino ou por outros formadores da rede, para apoiar outros formadores a desenvolver ações dessa natureza.
Acompanhe os registros que têm sido produzidos na perspectiva dos formadores envolvendo a reflexão sobre a sua prática.
É brincando que se potencializa a prática
Partilhando uma experiência formativa, a equipe técnica de Natal (RN), em um vídeo brincante, relata uma formação realizada no Eixo Assim se Brinca. O relato traduz o sentido da formação – por meio da qual, coordenadoras pedagógicas experimentam o brincar como potente via de aprendizagem.
Da organização do ambiente, às discussões sobre a importância do brincar na Educação Infantil, a iniciativa impactou em vivências inspiradoras e práticas transformadoras. Durante a formação, a equipe técnica promoveu o acesso ao AVA Paralapracá, estimulando a participação na plataforma, provocando uma sinergia entre as duas formações: a presencial, realizada pela própria equipe técnica da secretaria; e a distância, realizada pela equipe da Avante – Educação e Mobilização Social.
Na Educação Infantil: a música como melodia pedagógica
Professoras do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Profa. Antônia Fernanda Jalles, em Natal (RN), refletem sobre a importância da música no fazer pedagógico e a utilização do ambiente na promoção de aprendizagens significativas. A experiência, repleta de experimentações e ludicidade, integra a formação no eixo Assim se Faz Música, do programa Paralapracá, rendeu um…
Caixa de areia
Inspiradas pelas experiências e discussões da formação no eixo Assim se Organiza o Ambiente, a equipe do CMEI Maria Celoni Campos, de Natal (RN), município parceiro do Programa Paralapracá, reavaliou seu espaço físico, a fim de aproveitar melhor cada ambiente da instituição. Um desses locais foi um cantinho próximo ao parque, que estava “feio e…
Vivência com a boneca Carina
Em registro sobre o encontro de formação do eixo Assim se Explora o Mundo, a assessora do Paralapracá em Natal, Selma Bedaque, relata a experiência de confeccionar uma boneca Carina. Uma vivência criativa que inspirou as coordenadoras pedagógicas a compreender melhor as crianças, como se expressam e exploram o mundo. Para isso, foi organizado um…
Organização do ambiente e os processos de mudança
Daniela de Santana e Lucília Mota, coordenadoras pedagógicas da Escola Municipal do Gravatá e CIEI Gleba C, de Camaçari (BA), relatam o impacto da formação do programa Paralapracá no processo de mudanças das educadoras, promovendo novas aprendizagens. “Nosso grande desafio, enquanto profissionais, é buscar refletir como os processos de mudança estão nos afetando. Como estamos…
Assim se faz literatura em um ambiente lúdico
As coordenadoras pedagógicas do EMEIEF Senador Carlos Jereissati, de Maracanaú (CE), Maria Heloísa Saldanha e Maria Lolita de Castro, fazem um relato da formação do Programa Paralapracá com as professoras da instituição, no eixo Assim se Faz Literatura. Elas destacam, em seu registro, a intencionalidade de trazer para a formação a importância de se ter…