Fala Formador
Aqui você tem acesso a planos de formação e relatos de experiências formativas realizadas nas escolas e instituições de educação infantil vinculadas ao programa Paralapracá. Eles foram elaborados por coordenadores pedagógicos das unidades da rede municipal de ensino ou por outros formadores da rede, para apoiar outros formadores a desenvolver ações dessa natureza.
Acompanhe os registros que têm sido produzidos na perspectiva dos formadores envolvendo a reflexão sobre a sua prática.
Registrando percursos formativos
As coordenadoras pedagógicas Daniela de Santana e Lucília Mota registram um encontro de formação em Camaçari (BA). O relato traz as atividades propostas na formação pela assessora do projeto Paralapracá no município, Rita Margarete, além de observações e discussões suscitadas durante o encontro, cujo tema principal foi a organização do espaço. “Este encontro ilustrou alguns…
Cordel Paralapracá: A ciranda do tempo
A professora do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Padre Sabino Gentille, do município de Camaçari (BA), Sírlia Lima, fez uso dos versos do cordel para registrar o encontro de formação do eixo Assim se Brinca, realizado no CMEI. De forma lúdica, Sírlia fala das experiências de construir coletivamente a boneca Carina, do resgate da infância…
(Re)descobrindo o brincar
Lucília Mota, coordenadora da Escola Creche da Gleba C (Camaçari) produziu um relato do encontro de formação do eixo Assim se Brinca ocorrido em março deste ano, no município de Camaçari (BA). Lucília fala sobre as atividades e brincadeiras realizadas durante o encontro e expõe as reflexões sobre a redescoberta e resgate do brincar como…
Arte remete à liberdade
O registro foi produzido pela coordenadora pedagógica Sinéia Wanderley, do município de Maceió (AL). Nele, ela narra as experiências de aprendizagem, a troca de conhecimento entre as participantes e a realização de atividades que aguçaram suas memórias durante o encontro de formação do eixo Assim se Faz Artes Visuais.
Educador, como você explora o mundo?
No registro, Edna de Matos Almeida, coordenadora da Escola Comunitária do Parque Florestal, de Camaçari (BA), aborda o encontro de formação do eixo Assim se Explora o Mundo no município. No encontro, as coordenadoras foram convidadas para uma reflexão sobre a importância de compreender a relação das crianças com o mundo à sua volta e de estimulá-las…
A leitura e a escrita na Educação Infantil
A formação deste encontro veio nos auxiliar no aprofundamento sobre o diálogo entre as diferentes linguagens, tendo como foco a leitura e a escrita, tomando como base o texto A Leitura e a Escrita na Educação Infantil: Explicitando a Visão Embutida no Projeto Paralapracá, de Liane Castro de Araújo. Texto este pertinente às nossas inquietações e reflexões constantes…