Slides
Apresentação do Paralapracá no IX Enecult
Este material foi utilizado pela pedagoga e coordenadora de implementação do projeto Paralapracá, Mônica Samia, durante exposição no IX Enecult (2013) – encontro de estudos multidisciplinares em cultura (UFBA), em parceria com o arte-educador José Carlos Rêgo (Pinduka). O objetivo do material foi apresentar o projeto Paralpracá sob a perspectiva de como o projeto trata a questão da (in) visibilidade da criança na sociedade.
2ª Formação de assessores e supervisores do projeto Paralapracá, primeiro ciclo
O material retrata a forma como o projeto Paralapracá trata o brincar na Educação Infantil e marca a inserção deste eixo na formação continuada do projeto. Utilizado na 2ª Formação de Assessoras e Supervisoras no primeiro ciclo do Paralapracá, os slides expõem, de forma clara e didática, a importância do brincar como uma forma de conhecer o mundo, humanizar-se e interagir e para o desenvolvimento integral das crianças.
Tematização da prática em Artes Visuais
A assessora do projeto Paralapracá em Teresina (primeiro ciclo), Janaina Viana, criou este material para utilização na formação continuada das coordenadoras pedagógicas do município no eixo Assim se Faz Artes Visuais.
A partir de perguntas estratégicas sobre a natureza e os objetivos do trabalho realizado com as crianças, o material funciona como uma referência para a condução de um encontro presencial que ajude o grupo a refletir sobre o uso das artes como elemento pedagógico e cultural.
Resultados do Paralapracá – Primeiro ciclo
Com o objetivo de compartilhar os resultados do projeto Paralapracá com todos os interessados pelo tema educação, o material compartilha os resultados das ações desenvolvidas no projeto durante o primeiro ciclo (2010-2012).
Cultura e ludicidade: a vivência do brincar na formação de professores
Os slides são de autoria da assessora pedagógica de Maracanaú (CE), Iany Bessa, e trazem questionamentos que têm como fim estimular o resgate do lúdico no cotidiano do adulto. E, para tanto, abordam conceitos como ludicidade e cultura para falar da importância do brincar, da cultura do brincar e do homem como um ser essencialmente lúdico.
Por meio de um aprofundamento teórico que toma como base pensadores como Luckesi, Benjamim e Oliveira, a assessora chega à importância do brincar na Educação Infantil e os caminhos que se alinham com a proposta do projeto Paralapracá.
Perspectivas musicais na Educação Infantil
Estes slides são retratos das reflexões feitas por profissionais da Educação Infantil sobre o uso de elementos sonoros e o resgate e uso de cantigas de repertório popular com as crianças.
Destaca-se a importância da música para demonstrar sentimentos, comunicar-se, expressar-se e criar uma relação fluida entre sons e silêncio.
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Coleção