Home | Notícias | Paralapracá é apresentado no XVI Encontro Nacional de Educação Infantil
27/05/2014 | 11:01

Paralapracá é apresentado no XVI Encontro Nacional de Educação Infantil

2014_27_05“Paralapracá: Uma Proposta de Formação Lúdica para a Educação Infantil”é o tema do minicurso que será ministrado por Selma Bedaque, assessora do projeto Paralapracá em Natal (RN), no XVI Encontro Nacional de Educação Infantil promovido pelo Núcleo de Educação da Infância (NEI/CAp), vinculado à Universidade Federal do Rio Grande do Norte.O objetivo do minicurso é compartilhar a proposta de formação de formadores da Educação Infantil do projeto Paralapracá com os demais educadores que participarem do evento e contribuir com a reflexão da formação desses profissionais, principalmente no que se refere à temática do brincar.

“A formação do Paralapracá considera a prática do educador e sua relação com o brincar como um importante instrumento de formação. As vivências lúdicas durante o processo formativo da equipe do projeto têm a função de ampliar o repertório lúdico do educador e aproximá-lo de sua própria infância com o intuito de ajudá-lo a compreender a infância das crianças com as quais atua e assim possibilitar transformações na interação com elas”, diz Selma Bedaque, que em sua fala faz referência a Tânia Fortuna,doutora em educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e especialista no brincar, que foi uma das formadoras das assessoras do projeto durante os eventos formativos da equipe. Selma levará ao conhecimento das novas profissionais tanto a proposta da formação do Paralapracá como os materiais que integram o projeto: Mala e Baú.

O XVI Encontro Nacional de Educação Infantil, cujo tema é“Educação Infantil:políticas e práticas pedagógicas”, tem como objetivo constituir um espaço de partilha e discussão de questões do cotidiano de professores, pesquisadores e estudantes do Brasil e do exterior, propiciando a socialização e a reinvenção de estudos e práticas pedagógicas que envolvam crianças. O evento contempla atividades como conferências, mesas-redondas, minicursos, comunicações orais, sessão de pôsteres, mostra de vídeos educativos e apresentações culturais.O evento será realizado no Imirá Plaza Hotel, em Natal (RN), entre os dias 28 e 30 de maio.

O Paralapracá é um projeto do programa Educação Infantil do Instituto C&A em parceria técnica com a Avante – Educação e Mobilização Social. Em seu segundo ciclo, o projeto está presente em Olinda (PE), Maceió (AL), Camaçari (BA), Natal (RN) e Maracanaú (CE). No primeiro ciclo, atuou em Jaboatão dos Guararapes (PE), Teresina (PI), Caucaia (CE), Feira de Santana (BA) e Campina Grande (PB).

 

PESQUISAR NESTA SEÇÃO:





COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do programa Paralapracá. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou o direito de terceiros. Comentários que não respeitem os critérios aqui impostos ou que estejam fora do tema discutido serão excluídos.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*