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16/01/2015 | 11:45

Paralapracá inicia formação via Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

2015_16_01bSalvador (BA) – O projeto Paralapracá agora conta com um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), que já está acessível para coordenadoras pedagógicas e demais formadoras que atuam nas redes municipais de educação parceiras do projeto. “Depois de muita conversa e bastante trabalho, a opção foi pela construção de um ambiente que preza pelo diálogo, pela troca e pela construção coletiva de conhecimentos, e isso se traduz em um ambiente com leiaute leve, conteúdos objetivos e muito espaço para conversa”, descreve Ísis Lima, integrante da Entremeios, instituição que desenvolveu a plataforma e deu consultoria na adaptação dos conteúdos dos materiais impressos do projeto Paralapracá para o AVA.

O Paralapracá é um projeto do programa Educação Infantil do Instituto C&A que tem por objetivo contribuir para a melhoria da qualidade do atendimento às crianças na educação infantil, com vistas ao seu desenvolvimento integral. Nesta perspectiva, o AVA amplia as possibilidades de formação dos profissionais vinculados ao projeto por meio do uso de recursos tecnológicos, promovendo ainda uma maior articulação entre as coordenadoras pedagógicas das redes municipais do Nordeste parceiras do projeto Paralapracá.

“O ambiente tem por objetivo ser um espaço de conversação que visa o fortalecimento da identidade das coordenadoras envolvidas em relação ao seu papel como formadoras nas instituições de educação infantil dos cinco municípios parceiros do projeto”, conta Lilian Galvão, coordenadora do AVA. Para isso, ela realizou, ao longo do mês de setembro, uma série de visitas formativas para “cortar a faixa inaugural” e estimular o uso do ambiente. Para Lilian, um dos principais objetivos da ferramenta é construir um “ponto de encontro da família Paralapracá, pois somos um grupo grande e precisamos estreitar vínculos, trocar propostas, investir na aprendizagem em rede”.

O primeiro município visitado pela coordenadora do AVA foi Maracanaú (CE), seguido de Natal (RN), Maceió (AL) e Olinda (PE), encerrando o roteiro com a formação em Camaçari (BA), em outubro. “Seremos cerca de 250 pessoas construindo diálogos abertos e temáticos com foco em um objetivo comum: oportunizar que as crianças pequenas possam viver experiências educativas profundas, qualificadas, que garantam seus direitos fundamentais assegurados pelos documentos legais nacionais e discutidos por mentes brilhantes no Brasil e em todo o mundo”, comenta Lilian. A coordenadora comemora o lançamento da plataforma e sugere que no projeto Paralapracá não se fale mais em educação a distância. “Tive uma percepção de que o projeto promove educação sem distâncias.”

O AVA do projeto Paralapracá potencializa a construção coletiva do conhecimento por meio de ferramentas que priorizam o diálogo, permitindo a conversa com pessoas de instituições de outros municípios e estados e com as assessoras do projeto, além do compartilhamento de pautas formativas e registros de paisagens culturais e de experiências pedagógicas. Seu desenho, por sua vez, oferece a possibilidade de uma navegação não linear, ou seja, a formação pode ser iniciada de acordo com as escolhas individuais e prosseguir por onde fizer mais sentido para cada um.

Os focos temáticos da formação vão desde a discussão sobre o papel do coordenador pedagógico na educação infantil até a experimentação de atividades nos eixos propostos pelo projeto Paralapracá (Assim se Faz Artes Visuais, Assim se Faz Música, Assim se Faz Literatura, Assim se Explora o Mundo, Assim se Organiza o Ambiente e Assim se Brinca).

A plataforma possibilita, também, acesso aos conteúdos do site do projeto: informações institucionais sobre o Paralapracá e os municípios que participam ou já participaram do projeto; acesso aos materiais da Mala Paralapracá e à lista de materiais do Baú Paralapracá; notícias; registros de experiências pedagógicas, culturais e das formações das coordenadoras pedagógicas nos municípios; além de publicações e vídeos de referência indicados pelo projeto.

O projeto Paralapracá é uma ação do programa Educação Infantil do Instituto C&A que se desenvolve em aliança com Secretarias Municipais de Educação e possui dois âmbitos de atuação: a formação continuada de profissionais de educação infantil e o acesso a materiais de uso pedagógico de qualidade, tanto para crianças quanto para professores. A iniciativa é implementada em parceria técnica com a ONG Avante – Educação e Mobilização Social, de Salvador. Integram o segundo ciclo do projeto cinco municípios: Camaçari, Maceió, Maracanaú, Natal e Olinda.

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