RNPI repensa objetivos e regimento interno da rede
São Paulo (SP) – O grupo gestor da Rede Nacional Primeira Infância (RNPI) realizou, nos dias 3 e 4 de outubro, um encontro para debater possíveis mudanças nos objetivos e no regimento interno da instituição. O Instituto C&A, que compõe a rede e é um dos integrantes do grupo gestor no mandato 2012/2013, participou da iniciativa.
“Fizemos uma revisão do conceito de rede e de como deve ocorrer o desenvolvimento desta aliança, depois partimos para as sugestões de mudança, de acordo com estas orientações”, relata Patrícia Lacerda, gerente de Educação, Arte e Cultura do Instituto C&A. Conforme esclarece, as mudanças nos objetivos e no regimento interno da rede buscam verificar se eles expressam as funções e as ações de uma rede.
Durante a reunião, Cássio Martinho, jornalista e consultor em gestão de redes, conduziu com os presentes uma discussão de aprofundamento em torno de diferentes concepções de rede. As propostas de alteração nos objetivos e no regimento interno da RNPI elaboradas pelo grupo gestor serão submetidas à Assembleia Geral da rede, que acontece em dezembro de 2013.
A RNPI é formada por 133 instituições, incluindo organizações sociais, governos, setor privado, redes de organizações e organismos multilaterais, que atuam na promoção e na defesa dos direitos da primeira infância.
O grupo gestor da RNPI é composto por 12 instituições, eleitas pela Assembleia Geral da rede, com mandato de dois anos. Figuram entre as funções do grupo acompanhar as políticas públicas da primeira infância; mobilizar a rede; fomentar o debate no interior da rede sobre temas relacionados aos seus objetivos; supervisionar e apoiar o trabalho da secretaria executiva da RNPI; produzir e apresentar documentos para serem debatidos na Assembleia Geral; estabelecer os critérios de representação da rede; definir as estratégias de articulação nacional; elaborar, desenvolver e coordenar ações que visem à sustentabilidade técnica, política e econômica da rede.
A Assembleia Geral da RNPI reúne representantes de todas as organizações que integram a rede ao menos uma vez por ano. A pauta da reunião abrange tarefas como aprovar políticas e linhas de ação, indicar propostas de políticas públicas que deverão ser consideradas para atender aos interesses da primeira infância, aprovar os relatórios anuais de atividades desenvolvidas e os demonstrativos financeiros apresentados pela secretaria executiva.
-
As crianças entram no universo letrado pela…
Leia mais“A leitura do mundo precede a leitura…
Leia mais07/01/2014
Qual o perfil do educador infantil?Em vídeo entrevista, a professora Maria Malta,…
Leia mais -
Com o título “Projeto fortalece os docentes…
Leia mais
COMENTÁRIOS
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do programa Paralapracá. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou o direito de terceiros. Comentários que não respeitem os critérios aqui impostos ou que estejam fora do tema discutido serão excluídos.