Sete municípios descobrem experiência exemplar de Reggio Emilia
Reggio Emilia (Itália) – Uma comitiva de 29 pessoas, incluindo prefeitos, secretários e dirigentes da educação em sete municípios do Nordeste, e uma representante do Ministério da Educação (MEC), chegou à cidade italiana de Reggio Emilia nesta quinta-feira (30/05) para uma viagem de intercâmbio com o Reggio Children – Centro Internacional pela Defesa e Promoção dos Direitos e Potencialidades de Todas as Crianças. A viagem é promovida pelo Instituto C&A e inaugura o ciclo de atividades 2013-2015 do projeto Paralapracá de formação de profissionais da educação infantil.
O Reggio Children é uma organização público-privada que se dedica a difundir a metodologia e a experiência desenvolvidas em Reggio Emilia no campo da educação infantil. A cidade é considerada referência mundial na área, por possuir um sistema de escolas voltado à criança de 0 a 6 anos que prioriza a criatividade, valoriza os saberes e conhecimentos das crianças e convoca a comunidade na tarefa de educá-las.
“Temos mais de 50 anos de experiência na educação da criança pequena envolvendo uma comunidade inteira”, disse Iuna Sassi, secretária de educação de Reggio Emilia, em uma apresentação de boas-vindas à comitiva do Brasil.
O trabalho em Reggio Emilia começou ainda na década de 1940, após o término da Segunda Guerra Mundial, quando a região, situada no norte da Itália, buscava a reconstrução. “Construir a primeira escola foi nossa primeira escolha: escolas que não eram obrigatórias, mas ofereciam atendimento de qualidade para as crianças”, completou Iuna, apontando o educador Loris Malaguzzi (1920-1994) como o mentor da iniciativa.
O grupo de brasileiros que visita o centro Reggio Children inclui dirigentes dos municípios de Camaçari (BA), Jaboatão dos Guararapes (PE), Maceió (AL), Maracanaú (CE), Natal (RN), Olinda (PE) e Teresina (PI). A participação do MEC se dá pela presença de Rita de Cássia de Freitas Coelho, coordenadora-geral de educação infantil da Secretaria da Educação Básica do ministério.
Além desses representantes, completam a comitiva uma equipe de técnicos e consultores ligados ao Instituto C&A e, particularmente, ao projeto Paralapracá, que é implementado com o apoio da Avante Educação e Mobilização Social de Salvador (BA). Da imprensa, por sua trajetória de trabalho no tema da educação, foram convidados dois jornalistas: Ed Wanderley, especializado em direitos humanos e desenvolvimento social e repórter do Diário de Pernambuco, e Rubem Barros, diretor da Editora Segmento, que é responsável, entre outros títulos, pelas revistas Educação, EI (Educação Infantil) e Escola Pública.
“Essa experiência vai nos mostrar como uma pessoa pode muito: como Loris Malaguzzi foi capaz de mudar uma realidade e realizar tanto”, comentou a representante do MEC, Rita de Cássia de Freitas Coelho, em clara deferência ao patrimônio construído pelo educador italiano no campo da educação infantil.
“Minha expectativa é que o grupo de brasileiros que visita Reggio Emilia possa viver essa experiência e que ela possa mudar alguma coisa em nós, porque não acredito que a gente possa mudar alguma coisa na política se não mudarmos algo em nós primeiro”, disse a coordenadora-geral de educação infantil da Seretaria de Educação Básica.
Patricia Monteiro Lacerda, gerente da área Educação, Arte e Cultura do Instituto C&A, registrou que o intercâmbio a Reggio Emilia busca trazer inspiração para prefeitos, secretários de educação e coordenadores de educação infantil envolvidos com o projeto Paralapracá em 2013, na tarefa de conceber e implementar políticas públicas adequadas para a primeira infância.
O projeto Paralapracá visa contribuir para a melhoria da qualidade do atendimento às crianças na educação infantil, com vistas ao seu desenvolvimento integral. O projeto possui dois âmbitos de atuação: a formação continuada de profissionais de educação e o acesso a materiais pedagógicos de qualidade, tanto para crianças quanto para professores.
Saiba quem viajou a Reggio Emilia
Ministério da Educação (MEC)
* Rita de Cássia de Freitas Coelho, coordenadora-geral de educação infantil da Secretaria da Educação Básica
Camaçari (BA)
* Ademar Delgado das Chagas, prefeito
* Izenildes Bernardina de Lima, responsável técnica pela formação de educadores da infância
* LuizValterdeLima, secretário municipal de educação
Jaboatão dos Guararapes (PE)
* Francisco José Amorim de Brito, secretário-executivo de Educação
* Maria Gilvaneide Burégio Maranhão, coordenadora da educação infantil
Maceió (AL)
* Ana Dayse Rezende Dorea, secretária municipal de educação
* Angelina Araújo, diretora do Departamento de Educação Infantil
Maracanaú (CE)
* Marcelo Farias, secretário de educação
* Solange Maria Silvestre Maciel, coordenadora de educação infantil
Natal (RN)
* Justina Iva de Araújo Silva, secretária municipal de educação
* Sirleide Silva de Oliveira Souza, chefe do setor de planejamento e avaliação da educação infantil da Secretaria Municipal de Educação
Olinda (PE)
* Edileuza Gomes dos Santos, diretora de ensino da Secretaria de Educação de Olinda
* Márcia Maria da Fonte Souto, secretária de educação
* Renildo Vasconcelos Calheiros, prefeito
Teresina (PI)
* Filomena Alves Pereira, gerente de ensino infantil da Secretaria de Educação de Teresina
Imprensa
* Ed Wanderley, repórter multimídia do Diário de Pernambuco
* Rubem Barros, diretor editorial da Editora Segmento
Instituto C&A
* Alais Ribeiro Ávila, assessora de educação
* Fernanda Amorim, assessora de imprensa
* Patrícia Monteiro Lacerda, gerente da área Educação, Arte e Cultura
* Sandra Mara Costa, editora de conteúdo do site www.institutocea.org.br
Equipe do projeto Paralapracá
* Ana Teresa Gavião Almeida Marques Mariotti, organizadora do intercâmbio a Reggio Emilia
* Bruna Ribeiro, avaliadora
* Cida Freire, assessora de implementação
* Janaina Gomes Viana de Souza, assessora do processo de sistematização
* Luciana M. Dias, assessora para monitoramento
* Maria Thereza Oliva Marcilio, consultora em educação infantil
* Mônica Martins Samia, coordenadora-geral de implementação
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