Assim se Brinca
Quando a criança brinca, ela se expressa social e culturalmente. A necessidade de brincar supera qualquer barreira, pois é brincando que a criança aprende e estabelece relações com o outro e com o mundo. Esta seção propõe um diálogo sobre o brincar a partir da observação e do compartilhamento de práticas.
A corda
Uma das brincadeiras mais populares e divertidas da infância ganhou o pátio da Escola Isaac Pereira, em Olinda (PE). A brincadeira com corda possibilitou ricas vivências no campo de experiência Corpo, gestos e movimento. A professora-formadora Adriana Brandão relatou os momentos recheados de aprendizagem, desenvolvimento e socialização. A partir do brincar com a corda, as crianças puderam expressar sentimentos, elaborar estratégias, tomar decisões e experimentar.
A rotina brincante como elemento fortalecedor de laços
A educadora Bárbara Campos, de Olinda (PE), compartilha experiências que reafirmam o diálogo possível entre o currículo e as práticas brincantes. Mostra, inclusive, que a rotina brincante fortalece os laços. Para tanto, a educadora conta quais foram as estratégias utilizadas para potencializar a brincadeira com as crianças da Escola Municipal Ebenezer Gueiros. O relato foi partilhado durante o III Encontro de Troca de Experiências Docentes da Educação Infantil, realizado no município.
Circo em movimento: Brincadeiras com o corpo e o espaço
Livre manifestação lúdica, recheada de muita imaginação, o universo do circo desembarcou no CMEI Maria Celoni Campos, em Natal (RN). Malabarismo, contorcionismo, equilibrismo… Assim, as crianças participaram do projeto “Universo Circense: circo em movimento”, como relata a coordenadora pedagógica, Pricila Karianne Holanda. A prática compartilhada promoveu brincadeiras com o corpo e o espaço, resultando em diversos momentos brincantes. Desafio, superação e ludicidade ocuparam o palco da criatividade.
Dia de aprender brincando
Integrar a comunidade à instituição é bom. Quando essa integração vem alinhada a uma ação brincante, melhor ainda. O Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Fúlvia Rosemberg promoveu um “Dia do Aprender Brincando” na instituição. O momento envolveu diversos atores sociais na promoção de vivências oriundas da brincadeira. O evento gerou novas experiências e possibilidades para o brincar ao ar livre. O relato da coordenadora pedagógica do CMEI, Rozana Bandeira, retrata, com detalhes, como foi o dia.
Mamães brincando
Rompendo com o formato tradicional de comemoração do dia das mães, a coordenadora pedagógica, Jaciara Brito, da creche comunitária Parque Florestal, em Camaçari (BA), traz o relato de uma atividade que reuniu mães e filhos para brincar. Além de promover o vínculo afetivo familiar, o momento realizou um resgate e valorização do brincar.
Brincando lá fora de quem pega mais
Reunidas na área externa, brincando de coletar sementes, as crianças do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Fúlvia Rosemberg, em Maceió (AL), aprenderam a contar e a entender quantidades. O relato da coordenadora pedagógica, Rozana M. Bandeira de Melo, reforça que é possível uma aprendizagem iniciada pela criança, a partir da livre brincadeira.