Assim se Brinca

Quando a criança brinca, ela se expressa social e culturalmente. A necessidade de brincar supera qualquer barreira, pois é brincando que a criança aprende e estabelece relações com o outro e com o mundo. Esta seção propõe um diálogo sobre o brincar a partir da observação e do compartilhamento de práticas.




A corda

05/10/2017 - Adriana Brandão

Uma das brincadeiras mais populares e divertidas da infância ganhou o pátio da Escola Isaac Pereira, em Olinda (PE). A brincadeira com corda possibilitou ricas vivências no campo de experiência Corpo, gestos e movimento. A professora-formadora Adriana Brandão relatou os momentos recheados de aprendizagem, desenvolvimento e socialização. A partir do brincar com a corda, as crianças puderam expressar sentimentos, elaborar estratégias, tomar decisões e experimentar.

Acesse o conteúdo

A rotina brincante como elemento fortalecedor de laços

29/08/2017 - Bárbara Danielli

A educadora Bárbara Campos, de Olinda (PE), compartilha experiências que reafirmam o diálogo possível entre o currículo e as práticas brincantes. Mostra, inclusive, que a rotina brincante fortalece os laços. Para tanto, a educadora conta quais foram as estratégias utilizadas para potencializar a brincadeira com as crianças da Escola Municipal Ebenezer Gueiros. O relato foi partilhado durante o III Encontro de Troca de Experiências Docentes da Educação Infantil, realizado no município.

Acesse o conteúdo

Circo em movimento: Brincadeiras com o corpo e o espaço

31/07/2017 - Pricila Karianne Holanda Nascimento

Livre manifestação lúdica, recheada de muita imaginação, o universo do circo desembarcou no CMEI Maria Celoni Campos, em Natal (RN). Malabarismo, contorcionismo, equilibrismo… Assim, as crianças participaram do projeto “Universo Circense: circo em movimento”, como relata a coordenadora pedagógica, Pricila Karianne Holanda. A prática compartilhada promoveu brincadeiras com o corpo e o espaço, resultando em diversos momentos brincantes. Desafio, superação e ludicidade ocuparam o palco da criatividade.

Acesse o conteúdo

Dia de aprender brincando

27/07/2017 - Rozana Bandeira

Integrar a comunidade à instituição é bom. Quando essa integração vem alinhada a uma ação brincante, melhor ainda. O Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Fúlvia Rosemberg promoveu um “Dia do Aprender Brincando” na instituição. O momento envolveu diversos atores sociais na promoção de vivências oriundas da brincadeira. O evento gerou novas experiências e possibilidades para o brincar ao ar livre. O relato da coordenadora pedagógica do CMEI, Rozana Bandeira, retrata, com detalhes, como foi o dia.

Acesse o conteúdo

Mamães brincando

31/05/2017 - Jaciara Brito

Rompendo com o formato tradicional de comemoração do dia das mães, a coordenadora pedagógica, Jaciara Brito, da creche comunitária Parque Florestal, em Camaçari (BA), traz o relato de uma atividade que reuniu mães e filhos para brincar. Além de promover o vínculo afetivo familiar, o momento realizou um resgate e valorização do brincar.

Acesse o conteúdo

Brincando lá fora de quem pega mais

31/05/2017 - Rozana Bandeira

Reunidas na área externa, brincando de coletar sementes, as crianças do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Fúlvia Rosemberg, em Maceió (AL), aprenderam a contar e a entender quantidades. O relato da coordenadora pedagógica, Rozana M. Bandeira de Melo, reforça que é possível uma aprendizagem iniciada pela criança, a partir da livre brincadeira.

Acesse o conteúdo