Home | Outras referências | Artigos e Teses

Artigos e Teses

Estar com bebês

Você, cuidadora/or, fique atenta/o ao bebê, enquanto se dedica às tarefas relacionadas a ele? Preste realmente atenção nos importantes momentos de estar juntos? Ou fique absorta/o com o vestir, trocar fraldas, limpar bumbum? O artigo Estar com os bebês, escrito por Anna Tardos, do Instituto Pikler, em Budapeste (parcialmente traduzido para o português), aborda a importância…

Acesse o conteúdo

Criança quer mais do que espaço

Pensar em organizar o lugar que acolhe e promove o protagonismo infantil não se reduz às salas de atividades. Na realidade, todas as dependências das instituições de Educação Infantil educam. É o que defendem as pesquisadoras Lenira Haddad e Maria da Graça Souza Horn, no artigo Criança quer mais do que espaço, primeira de duas publicações especiais da Revista Educação, de setembro de 2011. Vale à pena a leitura.

Acesse o conteúdo

Organização de espaços e materiais

A partir das concepções de Reggio Emilia, a equipe de técnicos do projeto Paralapracá na Avante Educação e Mobilização Social indica como a organização de espaços e materiais pode influenciar as vivências das crianças, apoiar o exercício profissional do educador e estimular a colaboração dos pais.

Acesse o conteúdo

A importância da contação de histórias como prática educativa na educação infantil

Neste artigo, assinado por um grupo de graduandas do Curso de Pedagogia da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas), sob a orientação de Vera Lúcia Lins Sant’Anna, as histórias são apresentadas como ferramentas para o desenvolvimento da criança. Segundo o texto, as histórias representam indicadores efetivos para situações desafiadoras e podem fortalecer vínculos sociais,…

Acesse o conteúdo

Projeto de Fortalecimento Institucional das Secretarias Municipais de Educação na Formulação e Implementação da Política Municipal de Educação Infantil – 2014

Neste material, a educadora Maria da Graça Souza Horn faz um estudo propositivo sobre a organização dos espaços externos das unidades do Proinfância em conformidade com as orientações desse programa e as Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil (DCNEIs). O objetivo do texto é subsidiar a qualidade no atendimento.

Acesse o conteúdo

Participação social e cidadania ativa das crianças

Neste artigo, assinado por Manuel Sarmento, Natália Soares e Catarina Tomás, investigadores do Instituto de Estudos da Criança da Universidade do Minho (Braga – Portugal), a criança é colocada como sujeito portador de direitos, capaz de influenciar a vida coletiva. Para isso, defende ser indispensável um reordenamento simbólico e prático do que é ser uma criança, um adulto e um cidadão na contemporaneidade.

Acesse o conteúdo