Artigos e Teses
O lugar da Educação Infantil na sociedade contemporânea
O presente artigo pretende localizar os contornos da política nacional de educação infantil na sociedade contemporânea, mais especificamente no primeiro período do governo Lula, assim como explicitar as relações de continuidade e descontinuidades que marcam a política de educação infantil brasileira. Autora: Jodete Bayer Gomes Fullgraf
“Mas eu não falo a língua deles!” : as relações sociais de bebês num contexto de educação infantil
Conhecer e analisar as relações sociais constituídas com e entre bebês num espaço público de educação infantil: são estes os objetivos do trabalho a seguir. Para isto, foi realizado um estudo de orientação etnográfica com bebês entre 4 meses e 1 ano e três meses de idade numa creche em Florianópolis. Levando em consideração as…
A documentação na abordagem de Reggio Emilia para a Educação Infantil
A tese de Nayara Vivaci de Paiva Baracho é resultado da pesquisa que investigou as práticas dos educadores de um Centro de Educação Infantil em São Paulo no que diz respeito ao uso de estratégias de observação e registro. Estão presentes entre os objetivos da investigação envolver a prática da documentação na abordagem de Reggio…
Formação de educadores: aprendizagem e vida
O texto aborda o papel do professor como profissional responsável pela tarefa de ensinar e os desafios enfrentados neste lugar repleto de complexidade. Para se aprofundar no tema, a autora parte do princípio que ensinar é uma prática social, e assim o é porque envolve diferentes atores, influencia e é influenciada pelo contexto social, porque…
Territórios de aprendizagem: cartografando experiências de sucesso escolar
Com o intuito contribuir para a oferta de uma educação mais equitativa e inclusora, bem como fomentar pesquisas em novos territórios de aprendizagem, o trabalho procura compreender que fundamentos dão sustentabilidade às práticas das redes municipais, e como estes se articulam e colaboram para bons resultados em termos de aprendizagem na escola pública. A análise dos dados indicou três…
Inclusão, educação infantil e formação de professores: sujeitos, diálogos e reflexões na ambiência do PROINFANTIL
O trabalho tem a finalidade de apresentar, analisar e discutir o tema da inclusão no contexto da Educação Escolar Infantil. A proposta é analisar a estrutura formativa do PROINFANTIL na perspectiva da Educação Inclusiva para contribuir com a produção de conhecimentos que possam favorecer a reestruturação para o programa e/ou nortear ações e práticas educativas de professores, sobretudo de Educação…
-
Coleção