Home | Outras referências | Artigos e Teses

Artigos e Teses

Os bebês estão por todos os espaços! Um estudo sobre a educação dos bebês nos diferentes contextos de vida coletiva da escola infantil

A dissertação traz os resultados de uma pesquisa realizada em uma instituição de Educação Infantil de Porto Alegre (RS) com 15 bebês entre 4 e 18 meses (no início do estudo) e seus educadores. A autora, Carolina Gobbato, parte da problematização da invisibilidade dos bebês que, de acordo com pesquisas nacionais, não circulam pelos espaços,…

Acesse o conteúdo

Espaço escolar bem planejado

O artigo em questão foi escrito por Denise Nalini e Denise Guilherme Viotto e publicado na 49ª edição da revista AvisaLá  (2012), no Espaço Educativo. As autoras enfatizam a importância e os benefícios de um espaço que comunica e educa. A partir do reconhecimento da dificuldade de se promover uma ressignificação dos ambientes, “muitas vezes áridos, rígidos,…

Acesse o conteúdo

A ação social dos bebês: Um estudo etnográfico no contexto da creche

O principal interesse da pesquisa que integra esta tese é conhecer os bebês, suas ações sociais e seu cotidiano no contexto da creche. Com o objetivo de responder aos questionamentos surgidos a respeito da temática, a autora, Ângela Maria Scalabrin Coutinho, desenvolve um estudo etnográfico numa creche em Braga (cidade portuguesa) com crianças de 5…

Acesse o conteúdo

As crianças no interior da creche

A tese da educadora Ângela Maria Scalabrin Coutinho tem como objetivo dar visibilidade “às ações criativas infantis nos momentos de educação e cuidado com o sono, a higiene e a alimentação”, conforme explica no resumo do material. A autora buscou conhecer as crianças entre 1 e 3 anos de idade de uma creche pública municipal de…

Acesse o conteúdo

Viver a arte, uma experiência transformadora

Esta entrevista, publicada pela revista Avisa Lá, na edição nº 17, em 2004, é da arte-educadora e professora Rosa Iavelberg, na qual ela aborda a arte-educação aplicada às práticas de ensino, o desafio de familiarizar os professores à cultura da arte por meio da qual a criança mostrará seu poder criativo sem que isso limite suas…

Acesse o conteúdo

Qualidade na Educação Infantil – um processo aberto, um conceito em construção

Na entrevista à Revista Criança (janeiro de 2007), da Fundação Carlos Chagas, as professoras e pesquisadoras da instituição Maria Malta Campos e Maria Machado falam sobre suas contribuições ao livro Parâmetros de Qualidade para a Educação Infantil, publicado pelo Ministério da Educação (MEC), em 2006. As profissionais, que deram consultoria no âmbito das políticas públicas para a criação…

Acesse o conteúdo