Artigos e Teses
A complexidade da participação das crianças na educação infantil
A participação e inclusão das crianças na creche e pré-escola para a produção de espaços de educação democráticos, que se contraponham à exclusão social e contribuam na produção e consolidação de uma sociedade de afirmação de direitos sociais. É o que defende este artigo, assinado pela professora do Departamento de Metodologia do Ensino do Centro…
É só cantar e tocar?
Iany Bessa, assessora do projeto Paralapracá em Maracanaú (CE), indica a leitura do artigo “É só cantar e tocar?”, publicado no Boletim Arte na Escola, de agosto/setembro de 2015. “Aproximando das formações do eixo da música, vejam a pérola que temos no Ceará. Professor Heleno inspirando a todos”, escreve Iany no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)…
A criatividade infantil na perspectiva de Lev Vigotski
O artigo faz uma reflexão teórica sobre os processos de criatividade, mais especificamente a criatividade infantil. O texto compila visões de diferentes pesquisadores sobre o tema, priorizando a teoria histórico-cultural de Vigotski. As autoras justificam a necessidade do estudo realizado, não só pela inexistência de uma concepção mais ou menos unificada sobre o que venha…
Formação de profissionais de Educação Infantil no ensino superior
O texto é uma reflexão acerca das contribuições das pesquisas científicas para se repensar a formação dos profissionais de Educação Infantil. A pesquisa, de autoria de Gicelma de Oliveira Cavalcante e de Lenira Haddad, revela conclusões e conflitos teóricos num recorte temporal que começa nos anos 1980 e vem até os dias atuais.
Quando não é a mesma coisa: análise de traduções de Lev Semionovitch Vigotski no Brasil: repercussões no campo educacional
Para realizar esta tese, a filha do revolucionário Luiz Carlos Prestes, Zoia Ribeiro Prestes, analisou traduções de obras do pensador soviético Lev Semionovitch Vigotski feitas no Brasil para demonstrar como certos equívocos e descuidos constituíram adulterações de conceitos fundamentais de sua teoria, o que se configura em distorções de suas ideias. O trabalho é resultado…
Projeto de fortalecimento institucional das secretarias municipais de Educação na formulação e implementação da política municipal de Educação Infantil
Diante das distorções, subutilizações e dificuldades na organização dos espaços físicos das unidades do Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil (Proinfância), a educadora Maria da Graça Horn produziu este material para que sirva como orientação na organização e qualificação dos espaços utilizados nas práticas pedagógicas…
-
Coleção