Artigos e Teses
Os saberes dos bebês
O artigo “Primeiríssima Infância”, publicado na edição 9 de abril de 2014, na revista Educação Infantil aborda o resultado de pesquisas feitas com e para bebês na faixa etária de 0 a 18 meses e seu comportamento em um ambiente especialmente desenvolvido para o aprimoramento de suas habilidades e convívio. O material configura-se como um auxílio aos…
A observação e o registro pedagógico na formação em serviço
Partindo da premissa da Educação Infantil como um direito social e humano, a autora da dissertação A observação e o registro pedagógico na formação em serviço: um estudo sobre as relações teórico-práticas com professoras da Educação Infantil aborda a importância da qualificação dos profissionais de educação responsáveis pelas primeiras noções educacionais das crianças de 0 a 6…
Quando tocamos o corpo dos bebês
Este material é um convite à reflexão sobre as práticas piklerianas e sua adoção no dia a dia em referência aos primeiros cuidados com os bebês e os afeitos causados. O artigo foi publicado pela revista Spirale, criada por Judit Falk, ex diretora do Instituto Pikler, na edição de março de 2008.
Dúvidas mais frequentes sobre a educação infantil
Partindo da premissa da Educação Infantil como a base da educação, e um direito humano e social de todas as crianças, o presente artigo esclarece os principais questionamentos acerca da temática, numa tentativa de contribuir com o processo de expansão educacional e qualificação dos espaços institucionais que abrigam as crianças de todo o Brasil. Ministério…
Insumos para o debate: A leitura e a escrita na Educação Infantil – Explicitando a visão embutida no projeto Paralapracá
O presente documento busca delinear o posicionamento do Paralapracá quanto à questão da alfabetização na Educação Infantil, enfatizando aspectos desse posicionamento presentes nos seus materiais pedagógicos. Para contextualizar esse posicionamento, o artigo retoma concepções de ensino e de aprendizagem da língua escrita e discute como o papel da Educação Infantil na formação de crianças leitoras…
Paralapracá: uma experiência de formação continuada na Educação Infantil
Este trabalho é um relato de experiência que visa compartilhar o percurso e alguns resultados do projeto Paralapracá desenvolvido em cinco municípios do Nordeste desde setembro de 2010. O projeto tem como finalidade contribuir para a melhoria do atendimento às crianças em instituições de Educação Infantil, por meio de duas linhas de ação complementares e…
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Coleção