Artigos e Teses
V Seminário Leitura e Escrita na Educação Infantil
A professora Doutora em Educação, Liane Araújo, elabora a sistematização do V Seminário Leitura e Escrita na Educação Infantil, realizado com o objetivo de apresentar o projeto de mesmo nome – Leitura e Escrita na Educação Infantil. O texto tem por objetivo disseminar o material de formação do projeto; bem como informar sobre o processo…
Aprender a escutar as crianças: um dispositivo de formação
Em sua tese de doutorado, a consultora associada da Avante e coordenadora de implementação do Paralapracá, Mônica Sâmia, juntamente com a professora associada da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Maria Inez Carvalho, dialogam sobre a importância de consolidar como dispositivo metodológico a escuta de crianças, com o objetivo de o formador não ser apenas um…
A criança e a cultura lúdica
Em seu artigo, Gilles Brougère, um dos maiores especialistas em brinquedos e jogos na atualidade, entra em um universo alternativo de brincadeiras infantis que estimulam um aprendizado repleto de significados. Ele aborda aspectos da cultura lúdica em uma perspectiva social, onde a criança está inserida e que lança mão do que ele chama de “elementos…
Na escola, o corpo silenciado
A relação com o próprio corpo é o tema do artigo Na escola, o corpo silenciado, escrito pela professora do Curso de Especialização em Educação Infantil da PUC-Rio, Léa Tiriba. Disponível nesta seção, o texto desafia o/a leitor/a para uma escuta sensível das necessidades, vontades e desejos do corpo. Inicialmente, traz referências na história e…
Um Curso em Formação: Corpo, Arte e Natureza (UNIRIO)
O texto apresenta o Curso de Extensão em Educação Infantil: Corpo, Arte e Natureza – seus caminhos e percursos, realizado pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). As propostas de organização e funcionamento do curso são alinhavadas às reflexões acerca da formação continuada dos professores de Educação Infantil. Escrito por Greice Duarte…
O uso da tecnologia e da linguagem midiática na Educação Infantil
A Diretoria de Orientação Técnica – Educação Infantil (DOT EI), da Secretaria Municipal de Educação (SME) de São Paulo, divulgou o documento “O uso da tecnologia e da linguagem midiática na Educação Infantil”. A publicação tem o objetivo de subsidiar as educadoras e os educadores em seus estudos e pesquisas nos momentos coletivos para o…
-
Coleção