Depoimentos
Sylvia Pontes
“Jardim de palavras:
Voltando?
Revendo?
Revivendo?
Saudades daqui, saudades de lá!
Até uma ‘vontadezinha’ de chorar…
Me encontro aqui, me encontro lá…
É assim que vivo!
Paralapracá!”
Sylvia Pontes, do Centro Municipal de Educação Infantil Maria Abigail, em Natal (RN) – 20/08/2015
Cristina Conceição
“Um conjunto de sentimentos, provocações e deslocamentos podem ser definidos nesse encontro de hoje. Nele, pude vivenciar o lugar da arte enquanto processo criativo que se constitui de forma singular em cada pessoa. O mediador é um provocador de emoções e sentimentos, mas não tem o poder de mensurar o valor de uma vivencia/experiência para cada um em seu grupo. Cada pista interna e/ou externa alimenta a imaginação, a criatividade e possibilita o retorno, o intercruzar de caminhos. E nestes caminhos, retomamos e lembramos o quanto fomos arteiras nesse lugar de conhecimento e transcendência espiritual”.
Cristina Conceição, coordenadora pedagógica da creche Phoc II, em Camaçari (BA) – 07/10/2014
Kedja Rodrigues
“Sei que a criança faz conexões entre a brincadeira e o mundo. Ao brincar, ela aprende, cria, inventa, expõe suas necessidades, desejos, frustrações. Já sabia da importância do brincar, e fiquei muito feliz com a oportunidade que o projeto Paralapracá estará oportunizando às nossas crianças, de serem crianças de verdade.”.
Kedja Rodrigues, coordenadora pedagógica da creche Maria Liege Tavares, em Camaçari (BA) – 18/09/2014
Cássia Verena
“Tão bom descobrir cada vez mais sobre a sutileza e desvendar as descobertas de uma criança em prol da sua aprendizagem e do seu crescimento. RICO, RICO, MUITO RICO. O vídeo do eixo Assim se Explora o Mundo apresenta, sob os diversos aspectos, a importância da aprendizagem feita a partir da interação da criança com o mundo que a circunda: o toque, o olhar sobre as coisas, os sentidos, enfim, é o corpo se movimentando e indo ao encontro dos saberes e das múltiplas aprendizagens.
Rita Margarete então solicita consistência de estudo e estratégias para que a coordenadora fortaleça suas abordagens a partir do estudo sustentável nos referenciais de profissionais de educação. (Bibliografias? Vamos lá colegas). Acho que foi um convite para mergulharmos a todo momento em Wallon Vigotski, Freud nos RCNEIS …Vamos lá; estudar, estudar e estudar é bom sim.
O vídeo trouxe também curiosidade sobre a exploração do mundo e a relação da criança com o mundo de forma exacerbada e natural usando todos os sentidos; em diferentes espaços e sendo auxiliada pelas pessoas que participam do processo de aprendizagem da criança. O mundo real deve fazer parte do dia a dia da escola.”.
Cássia Verena, coordenadora pedagógica da Escola Municipal Hildebrando Lima Filho, em Camaçari (BA) – 01/08/2014
Rosilda Maria
“É maravilhoso poder participar
Da formação do Paralapracá.
Cá conhecimentos aprofundar
Vivências e experiências compartilhar
Para melhor o mundo explorar.
Lá curiosidades aguçar
Possibilidades mostrar
Juntos com os professores experimentar.
Acreditar que podemos nossa prática organizar
Para a educação infantil melhor ficar.”
Rosilda Maria, coordenadora pedagógica do Centro Municipal de Educação Infantil Marilanda, em Natal (RN) – 29/07/2014
Íris Oliveira Duarte
“Após o Paralapracá, mesmo em pouco espaço de tempo, compreendemos que as mudanças começam a partir de nossa reflexão sobre a prática, da nossa postura em perceber que podemos melhorar nosso trabalho”.
Íris Oliveira Duarte, coordenadora pedagógica do Centro Municipal de Educação Infantil Tia Tânia, em Teresina (PI)- 23/07/2014