Depoimentos
Ana Paula Cavalcanti
“Está sendo um prazer participar da formação do Programa e descobrir saberes por intermédio desta nova ferramenta que é o ambiente virtual do Paralapracá [AVA Paralapracá]. Gostaria de parabenizar a todos pela disponibilidade e acolhimento nos plantões AVA. O meu desejo futuro é compartilhar esses conhecimentos com as minhas colegas professoras e que elas consigam passar este conhecimento para as crianças, além de ser uma fonte de reflexão da sua ação pedagógica”.
Ana Paula Cavalcanti, gestora pedagógica do CMEI Profª Selva Capistrano Lopes da Silva, Natal (RN) - 26/09/2017
Aurineide Pedrosa
“Ao acessar o Módulo [de Artes Visuais], pude perceber o quanto podemos ter um olhar artístico e mais apurado sobre qualquer objeto ou lugar. É pelo olhar sensível que podemos extrair a essência daquele espaço ou objeto. A natureza é muito rica e é por ela que as pessoas conseguem criar arte. Assim, é pela observação e com um olhar apurado e atento que podemos exteriorizar sentimentos e emoções”.
Aurineide Pedrosa, coordenadora pedagógica do CMEI Galdina Guimarães, Natal (RN) - 22/09/2017
Suzani Rodrigues
“A exploração dos vários mundos que cercam as nossas crianças é como uma dança gostosa que envolve e emociona. Assim, elas vão explorando e descobrindo, descobrindo e explorando… e desvendando os mistérios que estão à nossa volta [Módulo de formação Assim se explora o mundo – no AVA Paralapracá].”
Suzani Rodrigues, da equipe técnica de Olinda (PE) - 22/09/2017
Joraida Felinto
“A parceria entre família e escola traz impactos positivos não só para a vida e formação das crianças, como também vivifica a escola. Reuniões de conselho, apresentações de trabalhos abertas às famílias, deliberações coletivas, festinhas, eventos na comunidade, voluntariado dos pais e outras ações resultantes da união de forças entre a família e a instituição escolar tornam o espaço mais útil e dinâmico. Vale destacar que o contexto de comunicação ativa, frequente, sensata e sincera é muito importante quando se trata de educação.”
Joraida Felindo, coordenadora pedagógica do CMEI Fernanda Jalles, Natal (RN) - 22/09/2017
Úrsula Maria Cardoso
“Ao me debruçar, inicialmente, sobre as novas formas de olhar a Arte na experiência formativa no AVA, percebi o quanto a Arte tem o poder de aguçar a criatividade, sensibilidade, curiosidade e expressão por intermédio do íntimo estético de cada um. O contato com a diversidade de manifestações artísticas da sua comunidade ou país, por exemplo, é algo subjetivo e que tem uma força extraordinária. É importante garantir e se apropriar da diversidade presente nas Artes Visuais, como a pintura, a fotografia, a escultura entre outras, lembrando que elas têm suas particularidades na Educação Infantil e que geram conhecimento e liberdade de expressão. É perceptível que a formação do AVA preza pela noção de que a criança tem sua própria visão, ideias e interpretações sobre a produção de Arte e o fazer artístico por meio de vários aspectos: fazer artístico, que é a exploração, apreciação, que é percepção do sentido que o objeto propõe; e da reflexão, que é um pensar sobre todos os conteúdos do objeto artístico que se manifesta em sala. Estou animada com o Módulo e tenho a certeza que ampliarei meus conhecimentos com vocês”.
Úrsula Maria Costa Cardoso, coordenadora pedagógica do CMEI Carmem Reis, Natal (RN) - 31/08/2017
Heraldina Simões
“É gostoso demais explorar o mundo. É viver sem atalhos, tal como as crianças. É felicidade pura. Descobri com os pequenos. Quando nós, adultos, aprendemos a explorar o mundo, este mesmo mundo fica mais colorido e significativo. Delícia vivermos isso diretamente ligados nas aprendizagens das crianças. Elas podem nos ensinar a explorar o mundo e nós podemos ensiná-las a conquistar o mundo com o conhecimento. E lá vamos nós!”
Heraldina Simões - coordenadora pedagógica e gestora da Escola Municipal São Bento, Olinda (PE) - 31/08/2017